Reflexões

" Viver é a melhor coisa que se pode vivenciar.
Principalmente quando conhecemos a Cristo e fazemos a sua vontade. "

sábado, 16 de abril de 2011

O Verdadeiro significado da Pascoa


Assim como no natal, quando papai Noel rouba a cena no verdadeiro significado da comemoração dessa importante data, que é o nascimento de Jesus, assim também na Páscoa há uma personagem que leva as atenções e faz desviar o olhar do verdadeiro motivo desta importante comemoração cristã. Muitas pessoas não sabem qual é o verdadeiro significado da Páscoa. Muita gente ainda pensa que Páscoa é apenas um feriado muito legal no qual ganhamos ovos de chocolate.
A celebração da páscoa não tem nada a ver com os símbolos que conhecemos hoje em dia como coelhinhos e ovos de chocolate.
O verdadeiro significado da Páscoa, encontramos na Bíblia, na Palavra de Deus! A Páscoa que comemoramos hoje é a maior de todas as festas cristãs, maior até do que o Natal! A Páscoa é uma festa comemorada pelos judeus. Eles celebram a libertação da escravidão no Egito. Deus usou a vida de Moisés para tirar o povo do Egito. Deus mandou dez pragas para que faraó libertasse o seu povo que era duramente escravizado debaixo das suas mãos, e a cada praga o seu coração se endurecia, e na última praga, o primogênito de cada família seria morto, mas os filhos dos judeus seriam poupados sacrificando um cordeirinho e passando o seu sangue na entrada das portas das suas casas. Nessa noite o anjo da morte passou por todos os lares. Mas onde ele via o sangue do cordeiro ele passava por alto e naquele lar não haveria mortes, pois o cordeiro tinha sido sacrificado. Depois que o anjo da morte passou pelo Egito o faraó decidiu deixar livre a Israel. Aleluia!
Essa celebração recebeu o nome de Pessach, que em hebraico significa passagem, nesse caso da escravidão à liberdade. Daí­ surgiu a palavra Páscoa.
Hoje comemoramos a passagem da morte para a vida. A páscoa para nós, povo de Deus, representa a maior festa cristã. Também simboliza a passagem da escravidão do pecado para a liberdade da vida de Deus.
Em Romanos 6:23 disse “Pois o salário do pecado é a morte” Nós merecíamos morrer, mas Deus providenciou uma grande salvação porque nos amava demais!
“Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna” Joao 3:16 “Mas Deus nos mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado” Romanos  5:8
Jesus, O Cordeiro derramou o seu sangue por nós, para que possamos ter vida!“e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” 1 João 1:7 Pela fé então devemos nos cobrir com o seu sangue, assim como o sangue que foi passado nas portas das casas dos israelitas! Mas como fazemos isto? Crendo que Jesus morreu em meu lugar, que pagou o nosso castigo na cruz.  “Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Romanos 10:9” Mas Jesus não permaneceu morto, ele ressuscitou na Páscoa!!!
Ele deu novo significado a esta data. Ele trouxe a “boa-nova”, esperança de uma vida melhor, trouxe ensinamentos para que o povo se libertasse do sofrimento e do mal. Ele veio para nos reconciliar com Deus e nos dar a chance de viver uma vida abundante, juntamente com Ele. A sua ressurreição simboliza o início de uma vida nova, uma vida liberta da escravidão do pecado !  Não mais para relembrarmos a saída do pais do Egito, mas, para sempre nos lembrarmos da saída do egito do pecado, e  que entramos pela fé na liberdade que há na sua morte e ressurreição.
Jesus é a nossa verdadeira Páscoa! Jesus é o nosso Libertador!!  “Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.” I Co 5:7b
Somente podemos dizer feliz páscoa se Jesus for o nosso cordeiro! Ele é seu cordeiro, que  libertou você do pecado e das maldiçoes? Então sim, podemos dizer com alegria e em alta voz: FELIZ PÁSCOA!!!
__________________________________________________________
Estudo: “A Páscoa”
1- Objetivo: Ensinar para as crianças que Jesus é a verdadeira Páscoa. Ele é o Cordeiro Pascal que foi morto para nos dar vida!
2- Quebra-Gelo: Quando você ouve a palavra “páscoa” o que vem à sua mente?
3- Versículo para Memorizar: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. João 1:29
4- Referência Bíblica: Êxodo 12
5- Mensagem: A Páscoa está chegando! A maioria das pessoas pensa em coelhos e chocolates. Os coelhos são muito fofinhos, e é muito gostoso comer chocolate. Aliás, não precisamos ter uma data certa para comer chocolate, a única diferença é que o chocolate, nessa data, é feito no formato de um ovo. Mas qual é a origem dos ovos de páscoa? Era costume, em todo mundo, presentear as pessoas com ovos de galinha, ganso ou codorna. Esses ovos eram pintados à mão, com cores bem vivas e alegres. O coelho passou a ser símbolo da páscoa também, mas o que todos dizem é que o coelho representa a fertilidade, pois os coelhos geram muitos filhotes. O ovo era considerado símbolo de vida, o chocolate significa força e energia. Mas, na verdade , o significado da Páscoa tem a sua origem na Palavra de Deus, e não tem nada a ver com ovos de chocolates ou coelhos. Vocês se lembram da história do povo de Israel, quando eles viviam no Egito, como escravos? E o Senhor mandou pragas para que faraó deixasse o povo de Israel sair do Egito? Vocês se lembram de algumas delas? A última praga foi a morte de todos os primogênitos (filhos mais velhos), de cada família egípcia, inclusive a morte do filho do faraó. As crianças israelitas não morreram, porque o sangue de um cordeiro foi derramado nos batentes das portas das suas casas. Depois que aconteceu isso, faraó deixou os israelitas saírem do Egito. Eles foram libertos da escravidão. Por causa desse grande livramento, a Páscoa passou a ser comemorada, como a noite que Deus poupou Israel, salvando suas crianças e libertando a todos! O Senhor disse como a Páscoa deveria ser comemorada: “O cordeiro será sem defeito, macho de um ano; podereis tomar um cordeiro ou um cabrito… naquela noite, comerão a carne assada no fogo; com pães asmos (sem fermento)e ervas amargas a comerão… Comemorem esse dia como festa religiosa para lembrar que eu, o Senhor, fiz isso. Vocês e os seus descendentes devem comemorar a Festa da Páscoa para sempre.” . Essa celebração recebeu o nome de Pessach, que em hebraico significa passagem, nesse caso da escravidão à liberdade. Daí­ surgiu a palavra Páscoa. Por que comemoramos a Páscoa hoje? Jesus veio aqui na Terra, para nos reconciliar com Deus e nos libertar da morte e do pecado. Ele foi humilhado, maltratado e morreu como um cordeiro. Depois ele ressuscitou no terceiro dia, e hoje ele vive! Deus enviou seu filho unigênito (único), sem defeitos. Jesus é como aquele cordeiro da Páscoa dos hebreus. Todos os que aceitam seu sacrifício são libertos da escravidão do pecado e da morte, assim como os Hebreus foram libertos pelo sangue dos cordeiros passado nas portas.
6- Aplicação: Jesus ressuscitou na Páscoa. Ele deu novo significado a esta data. Ele trouxe a “boa-nova”, esperança de uma vida melhor, trouxe ensinamentos para que o povo se libertasse do sofrimento e do mal. Ele morreu para nos dar a vida eterna! A sua ressurreição simboliza o início de uma vida nova, uma vida liberta da escravidão do pecado! (Líder, faça o apelo pra quem ainda não aceitou Jesus como seu Senhor e Salvador).
7- Atividade: Celebre a Páscoa com as suas crianças. Use carne assada ( ou salgadinho de bacon), ervas amargas (verduras amargas), pão sem fermento (ou pão sírio) e para tomar, suco de uva. Explique o significado às crianças: o cordeiro, que simboliza Cristo, sacrificado em favor da humanidade, o pão asmo, o nosso Senhor Jesus, que morreu por nós sem nenhum pecado, o vinho, simbolizando o sangue que Jesus derramou na cruz para nos salvar da morte, ervas amargas, representam a escravidão, serviam para lembrar o povo judeu como era ruim a escravidão no Egito, e hoje nos lembram como é ruim, ser escravos do pecado.
8- Comunhão / Encerramento
ESTUDO RETIRADO DO BLOG DA Pra. MIRIAN GALLI DA IGREJA ÁGUA VIVA - Mauá 

Desenhos da Traição, Morte e Ressurreição de Jesus














HONRANDO A MÃE



     






Principio da lição: Ensinar as crianças a honrar as suas mães.
Base bíblica: Ef. 6:1-2
Texto chave: “Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem e sejas de longa vida sobre a face da terra.” Ef. 6:2
Objetivos educativos: Ao final da lição as crianças poderão:
•Entender a diferença entre obedecer e honrar.
•Aprender a honrar aos seus pais.
•Expressar sentimentos de amor e gratidão para a sua mãe
.Fazer algumas atividades práticas para honrar as suas mães.
•Material:
Uma cópia do cartão para cada criança.
Quebra-gelo: Escrevendo uma Carta de Honra para Mamãe.
Entregue a folha para que cada criança escreva uma carta dizendo palavras que expressem honra para a mãe. Se for possível, deixe-os decorar ou pintar.
                                                  Lição: Honrando a Mamãe!
Como vocês sabem amanhã é o dia das mães, então hoje nos vamos conversar um pouquinho
sobre obedecer e honrar a nossa mamãe. (Líder talvez  tenha alguma criança que não tenha a
sua mamãe, então com cuidado veja quem está exercendo essa função, tal vez sua avó ou tia,
 As crianças poderão honrar elas.
O que é obedecer? (deixe as crianças responder) Obedecer é cumprir uma ordem de uma
 pessoa. A gente pode obedecer a ordem de uma pessoa de duas maneiras:
De coração aberto (ex. obedecer a ordem de sua mãe de ir à rua comprar algo para ela, na hora que pede, sem resmungar ou choramingar)
De coração fechado (ex. Você não queria ir, foi de má vontade, batendo o pé, resmungando... e só obedeceu a ordem de comprar algo para a sua mãe porque você sabe que se não fosse, ficaria de castigo)
- Na verdade a verdadeira obediência é quando você obedece a uma ordem que é contra a sua
vontade.  Obedecer  uma ordem de algo que você já queria mesmo fazer é CONVENIÊNCIA.
- Nós temos a tendência de não gostarmos de cumprir ordens..
- É a natureza do pecado em desobedecer ordens. É assim em casa com os pais, é assim na
escola, é assim no trabalho, é assim na igreja...
- Por isso temos que vencer esse pecado, o pecado da desobediência.
- Temos que aprender a sermos obedientes porque a palavra de Deus disse que há conseqüência s muito severas para aqueles que são desobedientes. Não somente devemos obedecer, mas também devemos honrar.
Mas, o que é honrar? (Deixe as crianças responder)
Honrar é ter a iniciativa de fazer algo de coração por outra pessoa. Significa respeitar,
demonstrar um afeto muito grande, obedecer, falar bem dessa pessoa, elogiar, valorizar.
Verdadeiramente com palavras e atitudes. Honrar aos pais (a mamãe) é me sentir orgulhoso deles, é não ter vergonha deles. É elogiá-los!
Por isso, honrar é mais que obedecer. Mas para honrar não precisa haver nenhuma ordem (ex. sua mãe nem pediu para você jogar o lixo fora, mas você sabe que se fizer isso irá ajudá-la a terminar as tarefas mais cedo, então você toma a iniciativa e joga o lixo fora.) É um exemplo bem simples, mas você está honrando sua mãe.
Para honrar alguém, você pode elogiar, dar um presente sem ser aniversário, fazer algo para uma pessoa ou por ela sem que ela tenha pedido nenhum favor...
Porque devo honrar aos meus pais? (deixe as crianças responder) Devo honrar para que tenha  duas conseqüências na minha vida:
 1ª Conseqüência: Quem honra tem uma vida boa.
O texto que lemos, Ef. 6:2 diz: “Honra a teu pai e a tua mãe para que te vá bem...”
Quem vive uma vida de honrar o pai e a mãe é um filho que vai bem em tudo. Vai bem em casa com a família, vai bem na escola, vai bem em tudo o que fizer.
Agora pense o contrário. Então quem não honra a mãe ou o pai, não vai bem em casa com a família, não vai bem na escola, e não vai bem em várias situações. Está vendo? Talvez agora você entenda porque sua vida não está tão bem assim.
2ª Conseqüência: Quem honra tem uma vida longa sobre a face da terra.
E o texto de Ef. 6:2 continua dizendo: “...e sejas de longa vida sobre a face da terra.”
Quem vive uma vida de honrar o pai e a mãe é um filho que viverá por muito e muito tempo, ou seja, não morrerá cedo, antes do tempo.
Agora pense o contrário. Então quem não honra a mãe ou o pai, pode ter um fim cedo, pode morrer antes do tempo. Pode ser por isso que às vezes sabemos de crianças, ou adolescentes ou jovens que morrem cedo. É porque não honraram seus pais.
Mas você não precisa se preocupar. É só pedir perdão a Deus por não ter honrado até hoje e passar a honrar e sua vida vai mudar para sempre.
APLICAÇÃO NA VIDA DA CRIANÇA
Você tem que viver uma vida de obediência.
Você precisa viver uma vida de honrar aos seus pais todos os dias se quiser ter uma boa vida e
também ter uma longa vida.
Mesmo que você não more com os pais, você precisa honrar aqueles que são substitutos dos seus pais.Você também  será abençoado se viver uma vida de honra com aqueles que são autoridade sobre a sua vida: os mais velhos, os tios, os avós, os professores e a diretora da escola, o líder da célula,
•os pastores da igreja.
•Quanto mais você honrar as pessoas, mais você viverá bem.
Deus sabe o que é melhor para você. Se Ele disse para honrar, então obedeça e honre. Você só
tem a ganhar. Você não vai perder nada por isso.
MINISTRAÇÃO
•Ore antes para que haja uma atmosfera de arrependimento.
Faça-os declararem em voz alta após você uma declaração de que além de serem obedientes a
seus pais a partir de hoje, também vão sempre procurar honrá-los... Comece: “Eu declaro, ... ore com autoridade para que a palavra deles seja semente e que haja mudança de vida realmente.
Oração de arrependimento por não ser obediente e não honrar até hoje (não importa qual a
•situação, se  pouco, muito ou mais ou menos obediente...)  
Oração de unção de Obediência e de Honra
 ATIVIDADES
 Mais que Brincadeira.
Dar tarefas para que eles possam honrar a mãe de verdade e na prática durante estes dias até o domingo do Dia das Mães.
•Sugestões:
•Várias vezes ao dia, dizer à mãe que a ama. Ligar ou passar mensagem no celular, ou por e-mail, orkut.
Ficar esperando e logo que a mãe chegar em casa, ajudá-la a tirar o sapato e oferecer-lhe o chinelo.
• Fazer uma massagem. Oferecer-lhe água.
•Escrever cartazes ou bilhetes e colar na cama dela ou na porta do quarto dela.
•Escrever bilhetinhos e colocar na bolsa, na gaveta, dentro da panela, dentro da agenda.
Ajudar a arrumar algo em casa, sem que seja sua obrigação. Cuidado para não fazer nada que
•seja perigoso!
•Reunir a família na sala e fazer vários elogios para a mãe.
•Convidar a mãe para o culto do domingo.
Na próxima célula, queremos saber como foi a sua experiência de honra para a sua mãe.
Fazer o Cartão para o dia das mães.
Mamães líderes: feliz dia das mães! Obrigada pelo serviço na obra de Deus!
Que Deus te abençõe mamãe!
                                                                                           
                                                                             Pra. Tania Burti


CARTA AOS PAIS


CARTA AOS PAIS



Reflexão sobre a Tragédia: Escola no Rio  ....NOSSOS DIAS...

É difícil para todos nós ter uma atitude em relação aos últimos acontecimentos: crianças julgadas e condenadas, pessoas inocentes que perderam suas vidas sem qualquer chance de escapatória...
Que dias são esses?
Olhamos ao redor, buscamos um motivo para tudo o que acontece... Não entendemos... o que sabemos é que quando refletimos sobre a sociedade onde vivemos, percebemos que muito precisa ser feito.
É muito simples ter uma atitude ao dizer que o agente agressor, nestes casos é uma pessoa com "desequilíbrio mental". Como pode estar desequilibrada mentalmente alguém que de antemão traça toda uma ação contra inocentes? Desequilibrada mentalmente é alguém que não consegue ordenar suas ações. Repito: é simples dizer que tudo se deu por um desequilíbrio mental.
Mas que esse  sujeito é um produto do desequilíbrio, não de sua própria mente, mas do pecado, falta de esperança,  de Deus em seu coração e fruto de uma sociedade em nossos dias. 
Há uma certa perda da identidade, uma falta de foco, de objetivos nas pessoas. A esperança, dom que opera a renovação, parece estar se perdendo, e no meio de um turbilhão de desconhecidos alguns sucumbem à inesperada reação.
Que dias são esses?
Os quais para onde quer que olhemos nos vemos cercados de gente, porém sem ninguém para nos acompanhar no caminho. Alguns não suportam isso...
O problema é que só paramos para escutar o que está na cara de todo mundo, quando uma tragédia sem precedentes como essa acontece.
Essa atitude que a sociedade tem de fingir que não vê as DENUNCIAS que possui só colocam mais em EVIDENCIAS famílias desestruturadas, pessoas sem amor a Deus um caldeirão de reações que a qualquer momento podem nos surpreender.
Quando a criança sofre abusos, maus tratos, morte, quando ela é deixada de lado pela sua família e vive na rua; quando ela não tem proteção, não tem incentivo; quando lhe é negado cuidados, alimento, saúde, estudo, lazer...
Quando a ela é negado o direito de ser uma criança, ensinar valores,
ela vai perdendo as esperanças e que tipo de jovem, posteriormente um adulto,
você acha que essa criança irá se tornar?
Que dias são esses?
São dias de apesar dos pesares pessoas estão vivendo sem  esperança...

JESUS é a nossa esperança e a esperança de milhares de crianças!

Ensina a criança no caminho em que deve andar e quando for velha não se desviará dele . Prov.


 Com Amor....  Pra. Tania
Ministério Infantil – Aliança Kids