Reflexões

" Viver é a melhor coisa que se pode vivenciar.
Principalmente quando conhecemos a Cristo e fazemos a sua vontade. "

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Abrão e Isaque

Tema: Abraão e Isaque
1- Quebra-Gelo: Qual é a pessoa ou coisa (televisão, futebol, brincar, etc) que você ama mais? Por quê?
(Líder, depois que as crianças responderem, explique a elas que Deus deve estar acima do amor que sentimos por nossa família, ou por qualquer outra coisa que temos. Por exemplo, não podemos faltar na célula por causa de um programa de televisão. Ou, quando nos tornarmos adultos, e Deus nos chamar para sermos missionários em outro país, devemos obedecer ao seu chamado, mesmo se tivermos que nos separar da nossa família. Em primeiro lugar, devemos amar a Deus! Em seguida ensine o versículo).
2- Versículo para Memorizar: “Amarás o Senhor, teu Deus de todo o teu coração“ Mateus 22:37
3- Objetivo: Ensinar às crianças que Deus tem que estar em primeiro lugar nas nossas vidas.
4- Leitura da Bíblia: Gênesis 22:1-19
5- Mensagem: Algum tempo depois Deus pôs Abraão à prova. Deus o chamou pelo nome, e ele respondeu: — Estou aqui. Então Deus disse: — Pegue agora Isaque, o seu filho, o seu único filho, a quem você tanto ama, e vá até a terra de Moriá. Ali, na montanha que eu lhe mostrar, queime o seu filho como sacrifício. No dia seguinte Abraão se levantou de madrugada, arreou o seu jumento, cortou lenha para o sacrifício e saiu para o lugar que Deus havia indicado. Isaque e dois empregados foram junto com ele. No terceiro dia, Abraão viu o lugar, de longe. Então disse aos empregados: — Fiquem aqui com o jumento. Eu e o menino vamos ali adiante para adorar a Deus. Daqui a pouco nós voltamos. Abraão pegou a lenha para o sacrifício e pôs nos ombros de Isaque. Pegou uma faca e fogo, e os dois foram andando juntos. Daí a pouco o menino disse: — Pai! Abraão respondeu: — Que foi, meu filho? Isaque perguntou: — Nós temos a lenha e o fogo, mas onde está o carneirinho para o sacrifício?
Abraão respondeu: — Deus dará o que for preciso; ele vai arranjar um carneirinho para o sacrifício, meu filho. E continuaram a caminhar juntos. Quando chegaram ao lugar que Deus havia indicado, Abraão fez um altar e arrumou a lenha em cima dele. Depois amarrou Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha.
Em seguida pegou a faca para matá-lo. Mas nesse instante, lá do céu, o Anjo do SENHOR o chamou, dizendo: — Abraão! Abraão! — Estou aqui — respondeu ele. O Anjo disse: — Não machuque o menino e não lhe faça nenhum mal. Agora sei que você teme a Deus, pois não me negou o seu filho, o seu único filho.
Abraão olhou em volta e viu um carneiro preso pelos chifres, no meio de uma moita. Abraão foi, pegou o carneiro e o ofereceu como sacrifício em lugar do seu filho. Abraão pôs naquele lugar o nome de “O SENHOR Deus dará o que for preciso.” É por isso que até hoje o povo diz: “Na sua montanha o SENHOR Deus dá o que é preciso.”
Mais uma vez o Anjo do SENHOR, lá do céu, chamou Abraão e disse: — Porque você fez isso e não me negou o seu filho, o seu único filho, eu juro pelo meu próprio nome — diz Deus, o SENHOR — que abençoarei você ricamente. Farei com que os seus descendentes sejam tão numerosos como as estrelas do céu ou os grãos de areia da praia do mar; e eles vencerão os inimigos. Por meio dos seus descendentes eu abençoarei todas as nações do mundo, pois você fez o que eu mandei. Abraão voltou para o lugar onde estavam os seus empregados, e foram todos juntos para Berseba, onde Abraão ficou morando.
6-Aplicação: Deus pediu Isaque a Abraão. Isaque devia ser a pessoa que Abraão mais amava, era o seu único filho, mas Isaque não era a pessoa mais importante na vida de Abraão, Deus estava em primeiro lugar na sua vida. Você pode gostar de muitas pessoas, ou ter coisas muito importantes na sua vida, mas nunca se esqueça que Deus tem que estar acima de todas elas, Deus tem que ser o mais importante pra você!
7- Exercício de fixação:
Material: papel cartão, pincel atômico, tesoura.
Preparo: Recortar um retângulo de 20 cm X 30 cm, palavras relacionadas à lição, ou o versículo para memorizar. Recortar esse retângulo em vários formatos, igual a um quebra-cabeça.
Desenvolvimento: Os recortes serão distribuídos a todos os participantes, que dado um sinal sairão à procura das partes que completam as palavras. Variante: Ao invés de palavras pode usar gravuras.
8-Comunhão/ Encerramento

ATIVIDADE :