Reflexões

" Viver é a melhor coisa que se pode vivenciar.
Principalmente quando conhecemos a Cristo e fazemos a sua vontade. "

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Ideias em E.V.A




O Sal da Terra




O Sal da Terra e a Luz do Mundo
Texto base: Mateus 5:13 - 18 e 2 Crônicas 34:1 - 33.

Versículo:

"Vocês são o sal da terra; mas, se o sal não tiver gosto, como vai salgar?" Mateus 5:13 a

Oração: Peça a Deus com as crianças pela lição de hoje. que Ele prepare seus corações para receber a história. Ore pela cadeira vazia, o amiguinho que não veio hoje!
Quebra-gelo
Todos nós conhecemos o sal e sabemos que ele serve para dar gosto as comidas não é? Alguém aqui já experimentou comer batata frita ou qualquer outra comida sem sal?
O que você achou do gosto? (deixe que as crianças respondam).
A nossa vida também fica sem gosto quando perdemos o sal, o sal da alegria, o sal do amor uns para com os outros. E só Jesus pode nos devolver esse sal.
Convide a Jesus para morar na sua vida e você será o sal que fará a diferença no mundo.
(sugestão alternativa: oferecer batata frita sem sal e perguntar o que está faltando, depois colocar sal e falar sobre a diferença que o sal faz no sabor é a mesma que nós devemos fazer como filhos de Deus.
mensagem
O que é ser sal da terra e luz do mundo? (explique que ser sal da terra é levar sabor á vida das pessoas, assim como o sal faz com nossa comida. O sabor que devemos levar é a Palavra de Deus. Ser luz do mundo é levar a Luz que é Jesus para as pessoas que estão no mundo, vivendo na escuridão do pecado )

Você acha que Deus pode usar as crianças, assim como aos adultos, para serem sal da terra e luz neste mundo, para trazer liberdade aos que estão presos?
Na bíblia encontramos uma criança usada por Deus para transformar a história do Seu povo: Josias
Ele tinha apenas 8 anos de idade quando virou rei e reinou por 31 anos.
Ele fez o que era certo diante do Senhor, isto é, foi fiel em tudo que Deus mandou e, mesmo sendo uma criança, fez grande diferença entre os adultos que viviam com ele.
A Bíblia diz que Josias consertou (restaurou) o templo e renovou a aliança com o Senhor (explicar); mandou reunir todo o povo, do menor ao maior para ler a Palavra de Deus.
Além disso, restaurou o culto a Deus, derrubou todos os altares a outros deuses e celebrou a Páscoa.

A bíblia diz que “antes dele, não houve rei que lhe fosse semelhante, que se convertesse ao Senhor de todo o seu coração, e de toda a sua alma, e de todas as suas forças, segundo toda a lei de Moisés; e depois dele, nunca se levantou outro igual”.
Comentários: Assim como o rei Josias, você foi chamado nesta terra para fazer diferença, para ser luz para aqueles que andam na escuridão do pecado e para ser o sal que dá sabor à vida, mostrando que só em Jesus nós encontramos paz e alegria.
Para ser assim, você tem de ter um coração obediente a Deus: nas brincadeiras, na escola, com os amigos... O fato de você ser criança não lhe impede de ser um grande homem ou uma grande mulher de Deus. Josias tinha 8 anos quando começou a reinar e cresceu sem se desviar dos caminhos de Deus. E se tornou um adulto de grande importância para o seu povo.
Conclusão: Que idade você tem? Deus o chama para ser sal e luz, para mudar a história da sua casa e da sua nação, independente do fato de você ter 4, 5, 10, 14, 30 ou 70 anos. Você aceita?

ATIVIDADE: Lembrancinha acima, cada um deverá receber o seu.
Lanche: Prepare para as crianças um lanchinho com pães recheados de patê ou geléia. Prepare também uma jarra de suco e copos.