Reflexões

" Viver é a melhor coisa que se pode vivenciar.
Principalmente quando conhecemos a Cristo e fazemos a sua vontade. "

terça-feira, 26 de março de 2013

A VERDADEIRA HISTORIA DA PASCOA


LIÇAO 1

A VERDADEIRA HISTORIA DA PASCOA

A primeira Páscoa aconteceu lá no Antigo Testamento (Êxodo 12), quando Deus mandou Moisés tirar o seu povo do Egito, pois estavam lá como escravos, e Deus queria que eles voltassem a ser livres.

Antes do povo hebreu partir, cada família deveria preparar em casa a última refeição antes da longa viagem que fariam pelo deserto.

Prepararam um cordeiro assado, pães ázimos (sem fermento, para lembrar que saíram com pressa do Egito) e ervas amargas (para lembrar do sofrimento do povo no deserto, rumo à Terra Prometida). Todas as casas deveriam passar o sangue do cordeiro nos umbrais das portas, como sinal da submissão a Deus e também para preservar a vida. Esta Páscoa, para os hebreus, representou um tempo de esperança e libertação, a passagem pelo deserto para chegar em um lugar preparado por Deus, muito melhor de se viver.

Essa tradição foi mantida pelo povo de Deus ao longo dos anos e das gerações. O ritual era repetido para lembrar que Deus libertou e caminhou com o povo de Israel. E Deus caminha até hoje conosco, que somos também seu povo.

E Deus deseja nos libertar mais uma vez. Deseja se relacionar conosco e nos amar. Como prova desse amor, Deus mandou seu Filho Jesus para nos salvar e dar vida eterna. Antes da sua morte, Jesus celebrou a última Páscoa com seus discípulos (Lucas 22.7-20), instituindo a Santa Ceia - que é celebrada por nós até hoje. Naquele momento, Jesus estava dizendo que se entregaria em nosso lugar, para que vivêssemos com Ele. Cristo morreu em nosso lugar, na cruz, nos libertando do nosso pecado.

Mas depois de três dias, Jesus ressuscitou! Assim como a lagarta no casulo se transforma em uma linda borboleta, Jesus deixou o túmulo e voltou a viver. Ele foi para junto do Pai, mas deixou conosco o consolador e animador, o Espírito Santo.

E hoje o nosso desafio, cristãos, é continuar anunciando a vida plena que Jesus pode dar. Essa é a história do Deus que ama seu povo e deseja andar sempre com ele. Deus ama você e sua família e deseja transformar sua história, trazendo-lhe vida abundante!

Para nós, cristãos, a Páscoa é a festa que comemora a ressurreição de Jesus Cristo.
Para os judeus, os descendentes dos hebreus, a Páscoa é a festa que comemora a saída dos hebreus do Egito, onde eram escravos. Embora sejam acontecimentos diferentes, tanto a Páscoa cristã como a judaica têm o mesmo sentido: a libertação.


http://escolinhabiblicadagarotada.blogspot.com.br/2009/02/historia-da-pascoa.html






LIÇAO 2

Recepção e Boas Vindas: Prepare uma equipe de recepção, para que cada criança que chegar à celebração possa receber um elogio, abraço, beijinho e um belo sorriso, depois ganha um pirulito de coração.

2- Oração Inicial: Agradeça pelos presentes e por todas as famílias representadas. Convide o Espírito Santo de Deus a estar presente nesta celebração.

3- Cânticos: (Equipe de Louvor Infantil)

4- Apresentação de Coreografia de Abertura: One Way (Equipe de Dança Infantil)

5- Ministração (faça a ministração através de cartazes com figuras de fixação da mensagem)

Introdução: Que dia está chegando? Hum me dá até água na boca? ... Páscoa?!... Isso mesmo – a Páscoa!
Quem gosta de Páscoa levante a mão......! Puxa todos gostam!!!
Do que é que vocês lembram quando se fala de Páscoa? (deixe-as falarem de ovos, de coelhinhos, etc. ... )
Vocês sabiam que aqui na Bíblia também fala da Páscoa?... É verdade! Aqui conta a história da Páscoa! A Bíblia é a.... (deixe-os complementar)... verdade! , é a PALAVRA DE DEUS. Então aqui tem a verdadeira história da Páscoa. Prestem bem atenção porque agora eu vou contar para vocês , e tem alguma coisa diferente.

Muito , muito tempo atrás, o povo de Deus, o povo de Israel, era escravo num País que se chamava Egito! Alguém sabe o que é escravo? (explique)
Eles sofriam mesmo! E o homem que mandava no Egito era Faraó. (Dê detalhes de como eles eram obrigados a trabalhar, etc...)
O povo de Deus chorava muito e implorava a Deus para que mandasse um libertador que livrasse–os das mãos de Faraó.

Deus ouviu a oração deste povo e mandou Moisés. Quem lembra das histórias de Moisés? (Dê detalhes bem rápidos , no cestinho, etc..) Moisés foi escolhido pro Deus para levar a libertação para o povo do Egito porque Deus amava aquele povo e ouviu o clamor deles. Então Moisés foi conversar com Faraó para deixar o povo ir, mas Faraó era muito mau. E não deixou o povo sair.

Então Deus mandou 10 pragas para o Egito! O que é praga? Pragas são coisas ruins que fazem mal para as pessoas!
Deus mandou estas coisas ruins, porque Faraó não quis obedecer a Deus quando Moisés ia falar com ele. (Fale um pouco sobre cada praga e detenha- se na última).
A última praga era a que à noite iam morrer todos os primogênitos do Egito.
(explique o que é primogênito). É quem nasce primeiro; o primeiro filho que nasce numa casa! Puxa! Ia morrer muita gente, não é?!
Ih! Onde morava o povo de Deus, gente? No Egito não é?! E agora? Será que eles iam morrer também?..... NÃO......! Deus deu uma solução!

Todos que eram povo de Deus tinham que fazer uma coisa especial. Tinham que pegar um corderinho novinho bem limpinho, sem defeito, de um ano. Poderia ser um cordeiro ou um cabritinho, e quando chegasse à tarde do dia que Deus mandou, todos tinham que matar o cordeiro e pegar o sangue dele e por nas portas ; em cima e dos lados. E naquela noite tinham que comer também uma comida especial de um jeito especial. Esta era a Páscoa. PÁSCOA quer dizer passar de longe. E quando o anjo do Senhor passou para matar os filhos mais velhos, ele passava longe das portas que tinham o sangue do cordeiro que eram as portas do povo de Israel, o povo de Deus. E todos os filhos primogênitos do Egito morreram até o filho de Faraó!
Aí Faraó mandou chamar Moisés e finalmente deixou o povo ir embora livres. E o que os salvou aquela noite foi o sangue do cordeirinho . E Lógico né, todos ficaram felizes e alegres porque ninguém do povo de Deus morreu.
Esta foi a primeira Páscoa e Deus falou para o povo que eles deveriam fazer uma festa POR SETE DIAS !! e comemorar esta festa para sempre. Eles tinham que lembrar todo o ano! Páscoa significa " passagem de largo (ou de longe)" - o dia que o anjo passou longe da porta do povo de Deus.

Vocês sabiam que aqueles que não tem Jesus no coração também são escravos? Sim, por que quem não conhece a Jesus faz coisas erradas que não agradam a Deus! As coisas erradas agradam a quem? Isto mesmo ..... Satanás! Nosso inimigo! Ele é quem quer fazer a gente de escravos Quais são as coisas que não agradam a Deus e fazem a gente se tornar escravos de Satanás? (Deixe que as crianças mesmo falem). ... Desobediência... mentir... roubar... matar... xingar palavrões... odiar... brigar.. Fofocar .... enganar... colar na prova... brigar...

Quando as pessoas, as crianças não conhecem nada de Jesus, e nem sabem que Jesus é o Filho de Deus, e nem sabem que Jesus é todo Poderoso e nem sabem que Jesus é o Salvador..., as pessoas fazem mesmo essas coisas erradas... e essas coisas erradas são como correntes que prendem a gente no mal. E o diabo faz de tudo para que as crianças mintam ... desobedeçam e principalmente ele não quer que nenhuma criança e nenhuma pessoa conheçam a Jesus. Sabem por que ?
E muitas as crianças e as pessoas querem se livrar, não querem mais mentir, não querem mais desobedecer, não querem mais falar palavrão, querem ser boas, mas não conseguem... então elas ficam presas nessas coisas, igual o povo do Egito era escravo.
Alguém aqui quer ser escravo, preso? Levante a mão !!!... Nem eu !!
Mas e agora o que as pessoas vão fazer? O que nós vamos fazer pra nunca mais o diabo nos prender nas suas mentiras e nas coisas malignas?

Ah!... que bom que Deus olhou pra nós igual ele olhou naquele dia para o povo no Egito, e nos trouxe UM SALVADOR . Lembra que nós já falamos do NASCIMENTO DE JESUS. Lembra que naquele dia o anjo falou NASCEU O SALVADOR ? QUE É CRISTO O SENHOR?
Diga assim comigo; JESUS É O NOSSO SALVADOR
Jesus nasceu, cresceu, ficou adulto, curou muitas pessoas, fez muitos milagres, fez cegos envergarem, paralíticos andarem, até mesmo fez pessoas que tinham morrido viverem de novo... e um dia ele morreu! Mataram Jesus !
Ihh... Jesus Morreu, e agora ?? É ..., ele morreu numa cruz... Na verdade mataram Jesus !
Mas Jesus fez alguma coisa errada ? Você pode me perguntar, “ Tia você acabou de falar que Jesus era bom, que ele curava as pessoas que ele fazia milagres e agora você diz que mataram, Jesus ? Mas ele não é o SALVADOR ?

Eu vou falar uma coisa para você, que é a coisa mais importante desse mundo !! É algo maravilhoso e vocês precisam saber disto !
Deus, Ele tem um amor tão grande, mas tão grande que a gente nem pode imaginar... Deus nos ama muito, muito, muito, mas muito mesmo! Ele quis que Jesus morresse.
Jesus não tinha pecado nenhum, Ele nunca fez nada de errado ele sempre, sempre agradou a Deus. Jesus é igual aquele cordeirinho novinho sem mancha, perfeito que o povo teve que matar e passar o sangue nas portas.
Diga comigo: JESUS É O CORDEIRO DE DEUS
Jesus morreu para salvar todas as pessoas, todas as crianças... Jesus sofreu, sentiu dor, e saiu sangue dele !!
E quando a gente entende isto e aceita que Jesus é o nosso Salvador, a gente não enxerga, mas Jesus vem morar dentro de nós e todo mal, todo pecado vai embora e a gente fica livre do diabo

MAS EU TENHO UMA SUPER, HIPER, MEGA, NOTÍCIA PARA VOCÊS !!! UHUUUU!!! Jesus não ficou morto na cruz , não!
Tiraram Jesus da cruz e puseram num túmulo (explique).
Ele ficou lá 1 dia ... Diga comigo : UM DIA
Dois dias ... Diga comigo : DOIS DIAS.
E no TERCEIRO DIA... Diga comigo: NO TERCEIRO DIA
Ele ressuscitou ... VIVEU DE NOVO !!!!!!!!!!! E sabe que dia é esse? Era o dia da Páscoa! Quando Jesus entrou na cidade, era justamente naqueles dias que estavam comemorando a Páscoa! Ele morreu e VIVEU de novo! (pergunte o que é ressuscitar, como forma de fixação)
QUEM TEM MAIS PODER? A MORTE OU JESUS !
ISSO MESMO CERTÍSSIMO: JESUS !!
Diga comigo: JESUS VENCEU A MORTE

Agora nós somos livres em Jesus por causa do sangue d'Ele derramado na cruz por nós. O sangue que nos livra da morte e nos dá uma vida que nunca, nunca vai acabar!!!! Vocês entenderam? Isto é Páscoa! É a liberdade pelo sangue de Jesus!!!
Agora, tem uma coisa que eu não entendi.
Não tem chocolate nessa história, tem? Nem ovo. Nem coelho!! Não tem!!!
DE ONDE APARECEU O COELHO, QUE ANIMAL TEM NESTA HISTÓRIA ?.. SÓ MESMO O CORDEIRINHO NÃO É MESMO...
O que vocês acham.... eu acho que tem gente que inventou esse negócio de coelho da Páscoa. E ovo? Coelho bota ovo ????? As pessoas inventam isto!!!

Na Bíblia só tem esta história que eu contei. Então a Páscoa não é ovo, nem chocolate, nem coelho, é?
Mas.... se a gente ficar com vontade de comer chocolate? Tudo bem... chocolate é tão delicioso!! Podemos comer a qualquer hora e qualquer dia do ano.
E se ganhar ou não ganhar nada na Páscoa de chocolate, ainda vai ser Páscoa?!?
Sim, vai ser, porque a verdadeira Páscoa é a LIBERDADE PELO SANGUE DE JESUS!!!!!!!!

Apelo: Hoje Jesus quer libertar as pessoas que estão presas... hoje você mesmo sendo criança você precisa aceitar JESUS no seu coração e pedir para Jesus tirar todo mal e limpar você de todas as coisas erradas.
Eu vou orar e se você quiser você vai orar comigo, vai levantar a sua mão e vai convidar Jesus para ficar com você e nunca mais sair, Amém?

Ore com as crianças que certamente vão levantar suas mãos. Seja sensível ao Espírito Santo, ore na linguagem delas, seja espontâneo (a)...Ore por elas, imponha as mãos sobre elas e as abençoe

Dinâmica da Cruz
Prepare uma cruz de papel cartão. Escreva “JESUS” na parte transversal da cruz e na parte de dentro, no sentido vertical, escreva “PERDOADO(a)”

Dê a cada criança um pequeno pedaço de papel onde ela escreverá ações pelas quais precisa pedir perdão. Lembre-se de ajudar as crianças menores, cite exemplos para elas.
Conduza um momento de oração, deixe as crianças orarem silenciosamente e em seguida faça uma oração comunitária de confissão.
Então, peça às crianças que levem os papéis e os coloquem sobre uma cruz (igual à “lembrancinha” que você preparou em tamanho maior) que deverá estar em lugar de destaque na frente.
Para encerrar, entregue as lembrancinhas, converse com as crianças sobre o seu significado, que está é a resposta de Jesus para sua vida.

Agora vamos agradecer a Deus de quatro maneiras:
- com jubilo... através da dança
- com nossa fidelidade... que são as ofertas
- com oração... pela vida que Ele nos deu
- com comunhão... comendo juntos na presença de Deus e dos amigos que tem Jesus no coração.


http://www.montesiao.pro.br/estudos/crianca/celebraco/celebra12.html




















LIÇAO 3

Para muitos, a páscoa é representada por chocolates e coelhinhos...

De acordo com a Palavra de Deus, a palavra PÁSCOA, no HEBRAICO, significa PASSAGEM... Foi quando Deus enviou a décima praga (da morte dos PRIMOGÊNITOS) ao Egito, libertando o seu povo (ISRAEL) que jazia como escravo de Faraó por quatrocentos e trinta anos. Moisés foi escolhido por Deus para conduzir o seu povo à terra que mana leite e mel (Canaã). Atravessaram o Mar Vermelho a pés enxutos. Os cavalos e cavaleiros de Faraó foram submersos e o povo de Israel liberto.

Na noite da libertação, a morte PASSOU pelo Egito e dissipou todos os primogênitos dos egípcios, tanto de homens como de animais. As casas dos israelenses foram poupadas porque tinham o sinal de sangue de cordeiro (simbolizava o sangue do Cordeiro de Deus, Jesus Cristo) nos umbrais e vergas das portas de suas casas. Dentro de cada casa de israelense foi realizado o primeiro CULTO da PÁSCOA (passagem). Comeram ervas amargosas (lembrando a amargura da escravidão), pães ázimos (sem fermento) e carne de cordeiro ou cabrito; comeram apressadamente. Êxodo 12:1 a 51

O Senhor Jesus Cristo realizou a última páscoa e a primeira CEIA DO SENHOR, simbolizando a sua MORTE e RESSUREIÇÃO para que todo o que o receber como Único Salvador e Senhor, seja livre da PASSAGEM da morte e SALVO para sempre. Marcos 14:12 a 26

Os cultos realizados, outrora, em figura, foram concretizados pelo próprio Filho de Deus. Cumpriram-se as profecias concernentes ao CORDEIRO de Deus, Jesus Cristo, que é o Único que pode libertar e proteger, com o seu próprio sangue derramado na cruz, o espírito de todo o que o recebe como Único Salvador e Senhor, da morte eterna que PASSA e leva milhares de pessoas à perdição por não terem posto a sua fé unicamente no Filho de Deus. I Coríntios 5:7

Que os homens conheçam a VERDADEIRA PÁSCOA e se arrependam antes que seja tarde demais...

=================================

Só o sangue do Senhor Jesus Cristo pode purificar o pecador, VERDADEIRAMENTE arrependido, de todo o pecado (I João 1:7). O mesmo Jesus ressuscitou, EM CARNE E OSSOS (Lucas 24:39), ao terceiro dia da sua morte e voltará para arrebatar todo aquele que o recebeu como ÚNICO CAMINHO, ÚNICA VERDADE, ÚNICA VIDA ETERNA (João 14:6).

Sou SALVO PARA SEMPRE unicamente PELO SANGUE DO CORDEIRO DE DEUS (JESUS CRISTO). Tenho a certeza ABSOLUTA que sou SALVO APENAS PELA GRAÇA DE DEUS e VOU (COM CERTEZA) MORAR NO CÉU!

Se alguém quiser acreditar ou não, não mudará o fato da EXISTÊNCIA DO INFERNO ETERNO DE FOGO. A Bíblia está cheia de textos que falam sobre o inferno eterno de fogo. Muitos que não criam, estão crendo tarde demais. Não seja um dos tais que apostaram nos “eus achos” e em doutrinas diabólicas e se arrependeram tarde demais.

Deus não leva em conta os "conhecimentos" e "habilidades" terrenas, nem trata o homem de acordo com os bens que possui, mas EXIGE que TODOS, EM TODO LUGAR, SE ARREPENDAM (Atos 17:30).

Lucas 12:15
E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.

Cada um deve reconhecer que é um pecador perdido (Romanos 3:23) e, por isto, arrepender-se dos seus pecados; crê que o Senhor Jesus Cristo pagou todos os pecados de cada um de nós com o sangue dEle (I João 1:7) porque não podemos, de forma alguma, pagar um só pecado; crê que o Senhor Jesus Cristo ressuscitou, em carne e ossos (Lucas 24:39), ao terceiro dia da sua morte e converter-se a Ele; não a uma religião, mas ao Senhor Jesus Cristo, recebendo-o como Único e Todo-Suficiente Salvador (João 14:6).

Fique, agora, a sós com Deus... Não exija nada dEle; pois, quem somos para exigirmos algo de Deus? Com toda humildade no seu coração ESVAZIE-SE DE TUDO O QUE APRENDEU... Sinta que você é (o que todo homem é): PÓ! Diga a Deus que você não merece nem falar com Ele, quanto mais OUVIR A SUA VOZ. Agora, arrependido por ser mais um PECADOR (como todos o são), peça MISERICÓRDIA A DEUS e CREIA QUE o SANGUE DO SENHOR JESUS CRISTO É o ÚNICO PAGAMENTO POR TODOS OS TEUS PECADOS (I JOÃO 1:7). Não precisas ouvir som algum, mas necessitas sentir, em teu coração, que Deus está pronto a te ouvir! Creia, sem dúvida alguma, que o Senhor Jesus Cristo RESSUSCITOU EM CARNE E OSSOS (Lucas 24:39)... Romanos 10:9 e 10.

Esvazie-se deste mundo e de tudo o que te prende (amarra) a ele e sinta a sua inutilidade para salvar a sua alma... Creia, no seu coração, que JESUS CRISTO é o ÚNICO (João 14:6) que PODE, PELA SUA INFINITA GRAÇA, AMOR e MISERICÓRDIAS, SALVAR A TUA POBRE E PERDIDA ALMA, AGORA!

Ore assim, não como uma reza, com coração sincero e arrependido, a Deus: Senhor Deus, eu sou um pecador perdido e por isso não posso fazer nada para pagar os meus pecados. Foi por isto que o teu Filho, Jesus Cristo, morreu na cruz: Para pagar todos os meus pecados com o sangue que derramou. Mesmo sem ter visto, pela fé, creio que o Senhor Jesus Cristo ressuscitou, ao terceiro dia da sua morte, em carne e ossos; está vivo no céu. Agora, eu abro o meu coração e te peço: Entre, agora, Senhor Jesus, no meu coração, perdoa todos os meus pecados, como perdoaste o ladrão que morreu na cruz ao teu lado; purifica-me com o teu sangue; livre-me da condenação eterna do fogo do inferno e dê-me, agora mesmo, o teu Espírito Santo para morar no meu coração para eu ter a certeza, agora, de morar no teu céu. Eu te recebo, agora, Senhor Jesus Cristo, como meu Único e TODO-SUFICIENTE Salvador e Senhor. Ó Deus! Eu te imploro, em nome do Senhor Jesus Cristo. Amém!

http://www.webservos.com.br/gospel/estudos/estudos_show.asp?id=5409









LIÇAO 5

História
Porquê comemoramos a Páscoa? Quando pensamos em Páscoa, logo imaginamos coelhos e ovos de chocolate. Mas será que a Páscoa é isso mesmo?
Vamos aprender?

A muito e muito tempo atrás, antes mesmo de Jesus Cristo nascer, o povo de Israel era escravo no Egito. Eles sofriam muito. Mas Deus mandou Moisés para resgatar o seu povo, para que pudessem adorá-lo e viverem livres. Mas o Faraó do Egito não queria libertá-los. Então, Deus resolveu mandar 10 pragas sobre o Egito. Mas faraó mesmo assim não deixou o povo ir.
Então Deus disse: "_ Moisés, o anjo da morte vai passar pelo Egito e matar todos os primogênitos (filho mais velho). Mande que o povo mate um cordeirinho e prepare ele para comer. Então, mande que passem o sangue desse cordeirinho acima das portas e janelas, pois este será o sinal para que o anjo da morte não entre em suas casas e mate seus filhos. Quando o anjo ver o sangue, ele passará direto e não entrará. Então o povo obedeceu. E todos os primogênitos, inclusive os que estavam no palácio do Faraó morreram.
Assim o Faraó resolveu libertar o povo da escravidão. Por causa disso, o povo de Israel passou a comemorar a Páscoa como o dia em que Deus livrou o Seu povo da escravidão. O que Jesus fez por nós foi o que Deus fez para os judeus através do cordeiro morto na Páscoa. Jesus veio ao mundo para nos salvar de tudo aquilo que nos mantinha escravos do pecado. Ele morreu na cruz em nosso lugar, como se Ele houvesse cometido os nossos erros. Mas na verdade, ele nunca pecou.

Ele fez isso por amor. Assim como o cordeirinho morto, Jesus é o Cordeiro de Deus que morreu por nós (João 1:29) . O cordeirinho morto não podia ter nenhum defeito. Assim também Jesus não tinha nenhum pecado (1Pedro 1: 18 e 19).
Páscoa significa Passagem: para os judeus foi a passagem da escravidão para a libertade. Para nós, é a passagem da morte para a vida. Vida com Cristo. Mas Cristo não permaneceu morto, pois ao terceiro dia ressuscitou. E hoje vive ao lado do Pai, no céu. Jesus Cristo é a verdadeira Páscoa!

http://crescendonagraca1.blogspot.com.br/2009/02/verdadeira-pascoa.html

Cada membro um Intercessor

Intercessão

Cada Membro Um Intercessor
 
 
O capítulo doze do livro de Atos relata que Herodes prendeu Tiago, irmão de João, e o matou. Quando notou que os judeus, que eram contra os cristãos, ficaram contentes, ele aprisionou Pedro, pensando matá-lo também depois da Páscoa. Mas, o que aconteceu foi um pouco diferente: a igreja passou a orar sem cessar a favor de Pedro e o resultado foi que um anjo foi até a cadeia, sacudiu Pedro acordando-o. As cadeias se soltaram e o anjo lhe disse: "Cinge-te", e Pedro se vestiu. Ao sair, passando pelos guardas, os portões se abriram e Pedro se encontrou parado na rua ainda pensando que estava tendo uma visão. Então compreendeu que não era uma visão, mas estava realmente acontecendo. Foi à casa de Maria, mãe de Marcos, onde muitos estavam reunidos orando. A pequena empregada de nome Rode veio à porta e correu de volta para avisar-lhes que Pedro estava ali! Eles não acreditaram. Ela afirmou que era verdade, mas eles disseram que era o anjo de Pedro.

A palavra "anjo” é usada alternativamente como mensageiro, na Palavra de Deus, mas o que eles queriam dizer realmente é que o espírito de Pedro havia se materializado diante dela. Talvez estivessem se referindo literalmente a um anjo, mas esta explicação é duvidosa, porque um anjo não teria tido a fisionomia de Pedro. Quando reconheceram que realmente era Pedro, ele os consolou e saiu para um novo nível de ministério.

Não compreendemos o quanto os ministérios são desgastados, se o Corpo inteiro não estiver funcionando. Se o fundamento apostólico for bem colocado, a obra continua quando o apóstolo vai embora; mas, se não for colocado apropriadamente, você pode começar neste caminhar e se perder porque não é alimentado ou sustentado por um ministério a quem Deus ordenou ser essencial. O mesmo é verdade para o profeta, presbítero ou qualquer outro ministério a quem Deus tenha levantado. Você não pode existir, nem se propõe que você exista sem eles. Por outro lado, como pode o apóstolo ou o profeta ou qualquer outro ministério funcionar sem que o povo tenha o fardo de orar e interceder por eles? E o povo ainda menospreza o ministério da intercessão. Paulo sabia da necessidade de orar e escreveu implorando que seus filhos na fé orassem por ele. Ele sentia uma dependência total das pessoas que realmente eram seus filhos espirituais. Pedro estava na cadeia, mas oraram sem cessar por ele e Deus o libertou.

Por que Deus não libertou Tiago? A morte dele foi uma grande perda para a igreja. Ele era um dos três no círculo mais íntimo que conheciam os segredos, um dos três que estiveram no Monte da Transfiguração e que viram a glória do mundo porvir, um que viu Moisés e Elias e escutou o diálogo a respeito do Reino vindouro. Eram Pedro, Tiago e João. Agora, Tiago se fora. Parece uma verdadeira tragédia. Se a igreja não tivesse ficado parada, bastante sossegada e acomodada em Sião, eles teriam orado e buscado a Deus; mas não o fizeram e Tiago morreu. Isto foi a vontade de Deus? Teremos de admitir que foi, porque isto ocasionou algo: a igreja foi levada a dobrar os joelhos para orar e buscar ao Senhor.

Deus pode passar bem sem nenhum de nós, e Satanás sabe disto. Deus não tem um plano difícil e urgente que é irrevogável. Ele diz: "É isto o que quero que seja feito", e lança no seio do Corpo para ser realizado. A mão de Deus não está operando soberanamente nada neste mover do fim dos tempos, porque é o tempo do funcionamento do Corpo de Cristo, com os membros individuais submissos ao Cabeça e abrindo seus corações para adorar ao Senhor em tudo que Deus lhes disser para fazer. Estes membros do Corpo são os que vão fazer os milagres, sinais e maravilhas na terra. O julgamento e a libertação vão vir através do remanescente. A restauração será para o remanescente. Deus está levantando um povo e Ele vai usá-lo.

Estamos num dos momentos mais críticos de todas as épocas, e Deus está nos dando uma confiança especial no Espírito, para alcançarmos agora o que Ele tem para nós neste caminhar do Reino. Precisamos entrar nele com todo o coração, em nome do Senhor. Não ousamos retroceder, mas precisamos insistir e Deus nos abençoará nisto.

Com o passar dos anos, temos observado várias fases da restauração chegarem. Duras e amargas eram as batalhas, quando rompíamos em uma revelação após outra. Depois de jejuar e buscar a Deus, as profecias vinham, trazendo a revelação de onde estávamos indo. Então, atravessamos a batalha para possuir o prometido e podíamos ver as primeiras evidências do cumprimento das promessas, passo a passo.

Seria bom algumas vezes revermos o que aconteceu nestes últimos vinte anos. Algumas coisas que são bem aceitas agora, vieram de uma maneira difícil, mas sempre por um padrão certo: uma revelação, luta satânica contra ela, apropriação, entrar nelas debaixo de batalha até que estivessem ali, realmente estabelecidas. Às vezes, as coisas faladas por Deus são apropriadas somente depois de muita batalha. Enquanto continuamos batalhando, achando que não vai haver fim, de repente elas estão ali e a vitória é muito grande e maravilhosa.

Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva, a sua vinda é certa” (Oséias 6:3). Uma melhor tradução é: "Sua vinda é tão certa quanto a manhã". O diabo pode impedir a aurora? Pode ele impedir o que Cristo está trazendo à luz no Seu povo? A vinda do Senhor é tão certa como a manhã!

Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho, pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em Cristo, eu seja ousado para falar, como me cumpre fazê-lo” (Efésios 6:18-20). Esta é a famosa conclusão da maravilhosa passagem sobre a luta espiritual. “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo” (Versículo 11). A passagem prossegue dando a descrição da armadura, mas termina com a dedicação perseverante da oração. Sempre achamos que, para a igreja progredir, deve haver um fardo de intercessão em cada um.

Quando lemos a respeito do apóstolo Paulo, descobrimos que ele estava orando sempre no Espírito, com toda oração e súplica, fazendo menção de seu povo em suas orações, dia e noite. A intercessão era parte integrante do ministério apostólico. Certos profetas e mestres em Antioquia estavam ministrando ao Senhor continuamente com jejuns e orações. Era parte do ministério do profeta. Você pode imaginar um pastor que não ora e intercede por seu rebanho? Eu duvido que possa haver um verdadeiro ministério de presbítero que não ora e intercede pelo povo. No Novo Testamento o rebanho era constantemente ordenado, no Espírito, a orar por aqueles que estavam sobre eles no Senhor. “Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma” (Hebreus 13:17).

A intercessão pode ser tecnicamente um ministério individual e específico, mas é uma realidade espiritual que a intercessão esteja sempre ligada a outro ministério. Onde existe um ministério específico, a intercessão está sempre envolvida. Seja quem for, você, tecnicamente, tem o ministério de intercessão. Qualquer que seja o seu ministério, você tem o ministério de intercessão. Em Atos 6:34, os apóstolos disseram: "Encontrem alguns diáconos para cuidarem desta tarefa; nós nos daremos continuamente à palavra de Deus e à oração". Havia uma dedicação constante.

A intercessão pode ser um ministério específico, mas seremos mais sábios se considerarmos que cada um na igreja, qualquer que seja o seu ministério, deve estar profundamente envolvido na intercessão. Quando alguém começa a excluir todas as outras atividades, para dedicar-se a interceder, existe uma tendência a cair em orgulho espiritual ou em outros problemas. Deus está nos trazendo agora a um lugar, onde nada vai se mover, a não ser que haja uma intercessão verdadeira. Alguns podem ter uma unção muito grande para interceder, mas todos precisamos participar da intercessão, especialmente ao nascer deste grande passo no Reino. Tenho certeza de que Deus se agradará de algumas orações verdadeiras.
Reinonet