Reflexões

" Viver é a melhor coisa que se pode vivenciar.
Principalmente quando conhecemos a Cristo e fazemos a sua vontade. "

quinta-feira, 14 de julho de 2011

O profeta Ezequiel

Estudo para Célula de Crianças - O Profeta Ezequiel


Data: 01/08/10
Título: O Profeta Ezequiel - Vale de Ossos

1- Revisão da lição anterior: O Profeta Jeremias (Faça perguntas às crianças)
2- Objetivo: Ensinar às crianças que Deus, através de Jesus, trouxe vida ao nosso espírito!
Líder, explique às crianças que fomos criados com três partes: corpo, alma e espírito. O corpo é uma matéria que ocupa um lugar no espaço, nossa alma significa os nossos sentimentos, pensamentos e vontade e o espírito é a parte que se relaciona com Deus. As pessoas que não amam a Deus, têm o seu espírito morto. Quando aceitam Jesus como Senhor e Salvador, o seu espírito passa a ter vida.
3- Quebra-Gelo: Quantos ossos temos no corpo? (Aguarde respostas para depois dar a resposta certa).(resposta: 206) Qual é a importância dos ossos no nosso corpo? (resposta: para sustentar (senão, não conseguiríamos ficar de pé, nem sentados), proteger alguns órgãos como o coração, o crânio e o pulmão, e para se movimentar).
4- Versículo para Memorizar: “E estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, - pela graça somos salvos”. Efésios 2:5 (delito= pecado)
5- Referência Bíblica: Ezequiel 37:1-14
6- Mensagem: O Senhor deu uma visão ao profeta Ezequiel, que disse: Eu senti a presença poderosa do SENHOR, e o seu Espírito me levou e me pôs no meio de um vale onde a terra estava coberta de ossos. Ele me levou para dar uma volta por todos os lugares do vale, e eu pude ver que havia muitos ossos, muitos mesmo, e estavam completamente secos. Então o Senhor me disse: — Homem mortal, será que esses ossos podem ter vida de novo? Eu respondi: — Senhor, meu Deus, só tu sabes se podem ou não. Ele disse: — Profetize para esses ossos. Diga a esses ossos secos que dêem atenção à mensagem do Senhor . Diga que eu, o Senhor Deus, estou lhes dizendo isto: “Eu porei respiração dentro de vocês e os farei viver de novo. Eu lhes darei tendões e músculos e os cobrirei de pele. Porei respiração dentro de vocês e os farei viver de novo. Aí vocês ficarão sabendo que eu sou o Senhor.” Então profetizei conforme a ordem que eu havia recebido. Enquanto eu falava, ouvi um barulho. Eram os ossos se ajuntando uns com os outros, cada um no seu próprio lugar. Enquanto eu olhava, os ossos se cobriram de tendões e músculos e depois de pele. Porém não havia respiração nos corpos. Então o Senhor me disse: — Homem mortal, profetize para o vento. Diga que o Senhor Deus está mandando que ele venha de todas as direções para soprar sobre esses corpos mortos a fim de que vivam de novo. Então profetizei conforme a ordem que eu havia recebido. A respiração entrou nos corpos, e eles viveram de novo e ficaram de pé. Havia tanta gente, que dava para formar um enorme exército. O Senhor me disse: — Homem mortal, o povo de Israel é como esses ossos. Dizem que estão secos, sem esperança e sem futuro. Por isso, profetize para o meu povo de Israel e diga-lhes que eu, o Senhor Deus, abrirei as sepulturas deles, e os tirarei para fora, e os levarei de volta para a terra de Israel. Eu vou abrir os túmulos onde o meu povo está sepultado e vou tirá-los para fora; aí ficarão sabendo que eu sou o Senhor. Porei a minha respiração neles, e os farei viver novamente, e os deixarei morar na sua própria terra. Aí ficarão sabendo que eu sou o Senhor. Prometi que faria isso e farei. Eu, o Senhor, falei.
7- Aplicação: Na época em que o profeta Ezequiel recebeu esta visão, o povo de Israel estava cativo, preso na Babilônia, e Deus sabia que os judeus estavam sem esperança desde que Jerusalém havia sido conquistada. E nesta visão o Senhor promete a libertação do povo e a volta para a sua terra. Assim como nós, antes de conhecermos Jesus tínhamos o nosso espírito morto, vivíamos sem esperança, mas Deus através de Jesus, nos deu vida e vamos morar com Ele para sempre nos céus!!
8- Atividade: Sugestões: 1-Desenho do vale de ossos e depois o que aconteceu com esses ossos. 2- Faça um desenho simples , para representar uma caveira, (desenhe um círculo representando o rosto e faça riscos representando tronco, braços e pernas e cole macarrão ou bolinhas de papel por cima.
9- Comunhão / Encerramento



ATIVIDADE: