Reflexões

" Viver é a melhor coisa que se pode vivenciar.
Principalmente quando conhecemos a Cristo e fazemos a sua vontade. "

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Chá de Mulheres 12 de Maio

ACONTECEU CHÁ PARA MULHERES EM SCS 
c
                                        Pastoras e equipes estão de parabéns!Glória Deus por cada irmã e irmão que fizeram tudo com amor e carinho.
Glória a Deus por momentos preciosos que passamos juntas

Chamados Para Transformar Vidas!


O verdadeiro ensino é aquele que traz transformação. E a transformação se dá pela vontade que vem do coração. Portanto o segredo do sucesso do ensino está em tocar o coração das crianças!

Em Deuteronômio 6:4-6: "Ouve , Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois o Senhor teu Deus de todo o teu coração , de toda a tua alma , e de toda a tua força. Estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração."
Coração, para os hebreus significava alma, a totalidade de um ser: intelecto, emoçãzo e vontade.

O verdadeiro ensino visa a transformação da personalidade, pela ação do Espírito Santo. Que maravilhoso privilégio que o Senhor nos deu , de sermos agentes de transformação, para mudar destinos, preparando a próxima geração para servir a Deus, desenvolvendo nela o caráter de Cristo!


Somos chamados, não para transmitir conhecimentos e meras informações bíblicas, mas, para moldar vidas, segundo o propósito de Deus , para cada ser que Ele criou.



Cárater, Afeição, Palavra

Sócrates resume a essência da comunicação em três conceitos: ethos, que significa caráter, pathos, afeição, e logos, a palavra ( como conteúdo).

Ethos , diz respeito a credibilidade, e a confiabilidade do líder: o que ele é, fala mais alto do que o que ele ensina. As crianças precisam confiar no seu líder caso contrário, não receberão os seus ensinamentos. A criança que tem admiração pele seu professor ou líder, acredita em tudo o que ele fala .

Pathos, ensinando com a emoção. O relacionamento afetivo do líder com a criança servirá de motivação para a aprendizagem.Os discípulos de Jesus o seguiam, porque Ele os amava e se importava com eles.




Logos, é a palavra, a informação, o conteúdo. O líder tem que ter o domínio do conteúdo para transmitir de forma satisfatória à criança, variando as técnicas de ensino de forma dinâmica e criatica paraque ocorra o processo cognitivo (aquisição de conhecimentos).




Na dinâmica de ensinar-aprender, os dois elementos são inseparáveis, não existe ensino se não houve a aprendizagem .


Aprendizagem opera mudanças em nossa forma de pensar , sentir e agir. Provocar mudanças na mente, nas emoções e na vontade.


Romanos 8:29 diz: "Porquanto, aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de Seu Filho." A palavra conformar-se significa ter o formato da forma. Somos predestinados a ter a forma de Cristo, e moldarmos as nossas crianças a esta forma também!


Um dos versículos que mais uso, um dos meus prediletos: Romanos 12:2, "E não vos conformeis com este século mas transformai-vos pela renovação da vossa mente. Não conformar-se é não entrar na forma do mundo e ser moldado por ele. Mas somos convocados a transformá-lo através da mudança dos nossos pensamentos. Este é um ensinamento precioso para passar para as nossas crianças: seguimos o padrão de Deus e não do mundo, e mais , somos chamados para mudar o mundo, influenciando a vida de pessoas que estão ao nosso redor!


Mas para que ocorra a transformação na vida das crianças, mudança de comportamento, de conduta, temos que abrir os seus corações, para isso temos que ter a chave certa: amor.




Ame as suas crianças, se interesse por elas, transmita a Palavra do Senhor, que é a Verdade, de forma viva, alegre, dinâmica e criativa, faça conexões entre a história da Bíblia que a criança está ouvindo, o conhecimento que ela está recebendo com a prática, sempre respondendo a pergunta que a criança faz em seu interior: "O que essa história tem a ver com a minha vida"? De cada história você tem que tirar os princípios e os valores para que as crianças sejam impactadas e levadas a viverem uma vida que agrada a Deus!