Reflexões

" Viver é a melhor coisa que se pode vivenciar.
Principalmente quando conhecemos a Cristo e fazemos a sua vontade. "

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A importância do quebra gelo

.
A IMPORTÂNCIA DO QUEBRA-GELO
A primeira parte da reunião de uma célula é o "quebra-gelo". O "quebra-gelo" é de suma importância, principalmente quando o grupo é novo e as pessoas ainda não se conhecem bem. O seu objetivo é produzir um ambiente informal e não ameaçador. As perguntas de apresentação têm sido usadas como "quebra-gelo" por centenas de pessoas. Use-as quando o grupo for novo, ou sempre que houver visitantes.
Certa vez enquanto visitava uma igreja, um pastor me pediu que falasse de improviso sobre a importância do quebra-gelo na reunião da célula. Eu fiquei pensando: Como posso falar de quebra-gelo, sem começar com um?”
Abaixo disponibilizamos diversos quebra-gelos divididos por tema. Caso você tenha uma sugestão de quebra-gelo deixe seu comentário clicando logo abaixo.

Só que naquela circunstância em que o pastor estava enfrentando sérios problemas na transição de sua igreja, o grupo que iria me ouvir estava extremamente sério e o pastor tenso, porque esquecera de providenciar o lanche para a comunhão que haveria no final da reunião.
Naquele momento me deu um branco total. Eu não conseguia me lembrar de nenhum quebra-gelo que se aplicasse àquela situação. Então comecei saudando os irmãos e falando-lhes: “Uma reunião boa, tem que ter pelo menos dois ingredientes: Comida e sorriso... Hoje nós vamos ter só sorriso”.
Todos caíram na gargalhado e a tensão do pastor pelo esquecimento do lanche foi quebrada imediatamente e eu pude ter a atenção deles pelos próximos minutos.
Se você for capaz de conjugar esses dois ingredientes, sempre haverá pessoas desejosas de participar de suas reuniões. Mas, se você não poder ter sempre comida, a partir de agora, não vai faltar quebra-gelo em suas reuniões.
OS DEZ MANDAMENTOS DO QUEBRA-GELO
1. Escolha o quebra-gelo de acordo com o grupo (jovens, adolescentes, adultos, crianças...).
2. Faça um rodízio, deixando um irmão responsável pelo "quebra-gelo" em cada reunião;
3. Não espere muito do "quebra-gelo"; a comunhão que ele produz é sempre superficial.
4. Não fique tentando fazer sempre uma conexão entre o quebra-gelo e a palavra que será compartilhada.
5. Não complique o quebra-gelo tentando encontrar sempre uma aplicação espiritual para ele.
6. Não tenha medo de repetir um quebra-gelo só porque você já o utilizou antes.
7. Não despreze o quebra-gelo, ele não é um tempo jogado fora.
8. Não use quebra-gelo que possam gerar constrangimento como desafios, com pessoas que você não conhece.
9. Não prolongue o quebra-gelo por mais de dez minutos na célula.
10. Não importa que tipo de reunião você fará. Ela será mais dinâmica se você fizer um quebra-gelo no início.
Abaixo disponibilizamos diversos quebra-gelos divididos por tema. Caso você tenha uma sugestão de quebra-gelo deixe seu comentário clicando logo abaixo.

Videira Igreja em Células Aracaju: TROPEÇANDO A LÍNGUA

Videira Igreja em Células Aracaju: TROPEÇANDO A LÍNGUA: 1. Título: Um Pé de Guariroba Ofereça um prêmio para quem falar três vezes sem tropeçar na língua, a seguinte frase: "Um pé de GUARIROBA, ...