Reflexões

" Viver é a melhor coisa que se pode vivenciar.
Principalmente quando conhecemos a Cristo e fazemos a sua vontade. "

quarta-feira, 6 de março de 2013

ENCHEI-VOS DO ESPIRITO ATOS 2


ATOS 2:2-4 - 2 DE REPENTE, VEIO DO CÉU UM BARULHO QUE PARECIA O DE UM VENTO SOPRANDO MUITO FORTE E ESSE BARULHO ENCHEU TODA A CASA ONDE ESTAVAM SENTADOS. 3 ENTÃO TODOS VIRAM UMAS COISAS PARECIDAS COM CHAMAS, QUE SE ESPALHARAM COMO LÍNGUAS DE FOGO; E CADA PESSOA FOI TOCADA POR UMA DESSAS LÍNGUAS. 4 TODOS FICARAM CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO E COMEÇARAM A FALAR EM OUTRAS LÍNGUAS, DE ACORDO COM O PODER QUE O ESPÍRITO DAVA A CADA PESSOA.
ATOS 4:29-31 - 29 AGORA, SENHOR, OLHA PARA A AMEAÇA DELES. DÁ AOS TEUS SERVOS CONFIANÇA PARA ANUNCIAREM CORAJOSAMENTE A TUA PALAVRA. 30 ESTENDE A MÃO PARA CURAR, A FIM DE QUE, POR MEIO DO PODER DO NOME DO TEU DEDICADO SERVO JESUS, MILAGRES E MARAVILHAS SEJAM FEITOS. 31 QUANDO TERMINARAM DE FAZER ESSA ORAÇÃO, O LUGAR ONDE ESTAVAM REUNIDOS TREMEU. ENTÃO TODOS FICARAM CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO E COMEÇARAM A ANUNCIAR CORAJOSAMENTE A PALAVRA DE DEUS.

A unção do Espírito Santo no Velho Testamento era para pessoas separadas para um propósito especifico: Profetas, reis e sacerdotes.
1Rs 19:15 - Então o Senhor Deus disse:
— Volte para o deserto que fica perto de Damasco. Chegando lá, entre na cidade e unja Hazael como rei da Síria.
Ex 30.30 - Você ungirá também Arão e os filhos dele e os separará para me servirem como sacerdotes.
1Sm 16:1 - O Senhor Deus disse a Samuel:
— Até quando você vai continuar a ter pena de Saul? Eu não quero mais que ele seja rei de Israel. Encha um chifre com azeite e leve com você. Depois vá a Belém, até a casa de um homem chamado Jessé, pois eu escolhi um dos filhos dele para ser rei.
O mesmo acontece no Novo Testamento com a diferença de que antes o Espírito era derramado sobre indivíduos e hoje é derramado sobre o Corpo de Cristo, a Igreja.  Eu e você !
Sempre é bom frisar que alguns irmãos pensam que o enchimento com o Espírito Santo é um fato em nossa vida que não precisa se repetir, porém como no texto que lemos eles foram cheios na capitulo 2 e foram cheios de novo na capitulo 4 e a nossa vida deve ser assim: Devemos nos encher do Espírito todos os dias.
Ef 5.18 - Não se embriaguem, pois a bebida levará vocês à desgraça; mas encham-se do Espírito de Deus.   (  Vimos família sendo destruídas por causa de álcool , drogas o vocalista Chorão que foi encontrado morto em seu apto.  com drogas. Março/ 2013
O Espírito Santo nos leva a fazer coisas que não seria possível fazer naturalmente. Quando uma pessoa se embriaga com vinho ou outra bebida ela fala de um jeito que não falaria se estivesse sóbria, faz coisas que não faria se não tivesse bebido. O apostolo usa esse exemplo para falar sobre o enchimento com o Espírito.
O QUE ACONTECE QUANDO ESTAMOS CHEIOS DO ESPÍRITO?
Somos testemunha de Cristo usados com poder
(At 1:8)  “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.”
Deixa pessoas espantadas e admiradas
(At 2:1-12)... Atônitos e perplexos, todos perguntavam uns aos outros: ‘Que significa isto?
Nos enche de ousadia para falar – Evangelismo
(At 2:36)  "Portanto, que todo Israel fique certo disto: Este Jesus, a quem vocês crucificaram, Deus o fez Senhor e Cristo.”
Impacta as pessoas com as palavras e os dons
(At 2:37)  “Quando ouviram isso, os seus corações ficaram aflitos, e eles perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: ‘Irmãos, que faremos?’”
Nos leva a aproveitar as oportunidades para falar do evangelho
(At 2:38)  “Pedro respondeu: Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.”
Nos dá sede de estudar a palavra, se dedicar a oração e a comunhão
(At 2:42)  “Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.”
O sobrenatural acontece- Milagres vão acontecer em sua vida vocês creem .
(At. 2:43)... e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos.”
Traz unidade entre os irmãos – Estamos no ano da Unidade/ Igrejas membros
(At. 2:44)  “Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum.”
Atrai as pessoas de bem – Deus vai trazer líderes a este lugar, pessoas comprometidas
(At 2:47)  “Louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos.”
Nos leva a agir com compaixão- Tenho ido no orfanato Ex da velhinha
(At 3:17) "Agora, irmãos, eu sei que vocês agiram por ignorância, bem como os seus líderes.”
Nos dá força para viver dignamente diante de Deus
(Ef 4.1) “Como prisioneiro no Senhor, rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam..”    Tenha atitudes de um vencedor, fuja do pecado, das más influências.
Nos fortalece para andar pelo principio da cruz
(Gl 2:20)  “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.”
Nos capacita a usar os dons para edificação da Igreja
(1Co 12:4)  Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo.
(1Co 12:8)  Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, a palavra de conhecimento, pelo mesmo Espírito;
(1Co 12:9)  a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de cura, pelo único Espírito;
(1Co 12:10)  a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas.
(1Co 12:11)  Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer. “

No novo nascimento recebemos o Espírito Santo como selo em nossas vidas, é presente, é graça de Deus. Porém, precisamos desesperadamente buscar o  Seu enchimento para podermos desfrutar, não apenas da presença de Deus, mas, de Sua glória. Te convido a encher-se do Espírito Santo de Deus!
Deus quer nos usar do jeito que somos, teremos que enfrentar lutas, talvez decepções, mas não devemos desanimar ou desistir, mas perseverarmos e agir com fé. Crendo no Impossível.