Reflexões

" Viver é a melhor coisa que se pode vivenciar.
Principalmente quando conhecemos a Cristo e fazemos a sua vontade. "

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

EDIFICAÇÃO ESPIRITUAL - Palavra para Célula

Igreja em células. Edificação para a célula:


Palavra da Célula semana 18 a 23/03/13

 Edificação para a célula: A importância da disciplina espiritual.

TEMA DA EDIFICAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA ESPIRITUAL.
 Leia 1ª. Tessalonicenses 5.17. Introdução: Somos parte de uma geração moderna que desaprendeu a orar. Antigamente, quando um agricultor estava para fazer uma semeadura ou uma colheita ele orava a Deus, exercitava a sua fé pedindo a Deus que a chuva viesse no tempo certo ou que mesmo não chovesse por causa da colheita. Hoje ele entra na internet vê a previsão do tempo e faz conforme o serviço de metereologia. Então ele não precisa mais orar.
Pesquisas revelam que a média diária de oração dos líderes evangélicos é de 22 minutos. Isso nos mostra o quanto a oração tem ocupado um lugar secundário na vida dos cristãos.
Aprender a orar é um dos grandes desafios e uma das grandes necessidades na vida de todo o crente. Isso, porque a verdadeira oração você faz em primeiro lugar exercitando o seu espírito. E nós temos aprendido que o espírito precisa ser exercitado, a alma transformada e o corpo disciplinado.
Então, antes de falar diretamente sobre oração, temos que falar sobre a importância da disciplina espiritual. Por que nós precisamos ter disciplina espiritual? Nós sabemos que o nosso espírito foi regenerado. Jesus disse em Mateus 26, que o nosso espírito está pronto. Isso significa que a obra de Deus no seu espírito já foi completada. Mas a nossa alma está sendo transformada e esse processo de transformação envolve disciplina. Quanto ao nosso corpo, precisamos trazê-lo para debaixo do governo da vontade do nosso espírito. Portanto a disciplina espiritual é fundamental.
Mas quando falamos de disciplina espiritual, devemos lembrar alguns aspectos importantes a saber:
I - DISCIPLINA ESPIRITUAL NÃO É LEI – LEIA Romanos. 6.14 1.1. A Palavra afirma que aqueles que nasceram de novo, não estão mais debaixo da lei.
1.2. O que é lei? Lei é Deus dizendo faça. O que é graça? Graça é Deus dizendo deixa que eu faço por você. Lei é tudo aquilo que você pode fazer para tentar agradar a Deus. Graça é reconhecer que Deus está feliz com você por causa do sacrifício do Senhor Jesus.
1.3. A maioria de nós veio de uma formação religiosa romana. Aprendemos a rezar o Pai Nosso e a Ave Maria. Muitos cresceram lendo as ladainhas nas missas. Recitando pela manhã a oração de São Francisco. Mas nunca foram ensinados a se relacionar com Deus.
* Oração implica em relacionamento. Não é uma questão de cumprir um rito ou repetir algumas frases. É uma questão de se relacionar e tocar a vida de Deus.
II - A DISCIPLINA NÃO ME TORNA MAIS PRÓXIMO DE DEUS, MAS ME FAZ MAIS ÍNTIMO. 2.1. A disciplina não me torna mais próximo de Deus, mas me faz mais íntimo. Parece uma contradição de termos, mas não é. A proximidade com Deus vem por causa do sangue de Jesus. Foi através do sacrifício de Cristo na cruz do calvário que o véu do templo se rasgou de alto a baixo e nos permitiu entrar no santo dos santos. * Tem gente que pensa que se ele for à igreja e cumprir um rito religioso ele estará mais perto de Deus. Isso não é verdade. A única coisa que nos aproxima de Deus é o sangue do cordeiro. Todavia a oração me torna mais sensível à presença de Deus.
III - A DISCIPLINA COLOCA O CORPO DEBAIXO DA SUJEIÇÃO DO ESPÍRITO: LEIA 1ª. Coríntios. 9.27 3.1. Não há cristianismo sem disciplina. Nosso corpo não pode ser mudado, por isso é que no futuro receberemos um novo corpo, um corpo glorificado. Mas enquanto estivermos aqui, devemos trazer o corpo debaixo de sujeição e disciplina.
• Paulo fala que dia após dia, ele colocava o seu corpo debaixo de severa disciplina. Essa palavra “esmurro”, significa o golpe que um pugilista dá no seu oponente no nariz debaixo para cima com o objetivo de levá-lo ao nocaute.
• Nosso corpo deve cooperar com o Espírito para buscar a Deus. O nosso corpo não deve resistir aos impulsos do nosso espírito para buscar as coisas espirituais (Leia Rm.12.1).
• A verdadeira consagração é aquela que envolve os membros do nosso corpo. Muitas pessoas consagram coisas, objetos, carro, lugares, mas não consagram o próprio corpo a Deus. O resultado é que sem essa consagração, o corpo se alia a alma para o pecado.
• Portanto, a disciplina é para que o nosso corpo seja consagrado a Deus.
IV – A DISCIPLINA É IMPORTANTE PARA A TRANSFORMAÇÃO DA ALMA: (Leia Romanos.12.2)
4.1. A nossa alma é transformada pela disciplina. Isso acontece prioritariamente de duas maneiras. a) Nossa alma é transformada pela renovação da mente: (Rm. 12:2). Nossa mente é renovada pela Palavra de Deus. b) Nossa vida é transformada por contemplar o Senhor (II Cor. 3:18).
• Você percebe que a primeira maneira como somos transformados tem haver com a Palavra. A palavra renova a nossa mente. Mas a segunda maneira pela qual somos transformados tem haver com o nosso espírito. É a comunhão do Espírito que nos leva a refletir a glória de Deus.
• Se você fica muito tempo adorando, louvando e orando ao Senhor, você vai ficar parecido com ele. Esse será o resultado prático em sua vida. Isso é colocar o espelho, é refletir o Senhor.

ESTUDO PARA CÉLULA KIDS SOBRE PAULO

PAULO



ESTUDO BÍBLICO: Título: “A Conversão de Paulo”

1- Recepção / Bate-papo (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana).
2- Louvor / Adoração
3- Oferta
4- Pedidos de Oração:  pedidos da célula
5- Objetivo: Levar as crianças a entenderem que Deus é bom e perdoa todo tipo de pecado quando nos arrependemos .
6- Quebra-Gelo: Para qual lugar ou cidade você gostaria de viajar nestas férias?
7- Versículo para Memorizar: “Porque tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, ” Salmos 86:5
8- Referência Bíblica: Atos 9:1-22
9-Mensagem: Saulo não parava de ameaçar de morte os seguidores do Senhor Jesus. Ele foi falar com o Grande Sacerdote e pediu cartas de apresentação para as sinagogas da cidade de Damasco. Com esses documentos Saulo poderia prender e levar para Jerusalém os cristãos que moravam ali, tanto os homens como as mulheres. Mas na estrada de Damasco, quando Saulo já estava perto daquela cidade, de repente, uma luz que vinha do céu brilhou em volta dele. Ele caiu no chão e ouviu uma voz que dizia: — Saulo, Saulo, por que você me persegue? — Quem é o senhor? — perguntou ele. A voz respondeu: — Eu sou Jesus, aquele que você persegue. Mas levante-se, entre na cidade, e ali dirão a você o que deve fazer. Os homens que estavam viajando com Saulo ficaram parados sem poder dizer nada. Eles ouviram a voz, mas não viram ninguém. Saulo se levantou do chão e abriu os olhos, mas não podia ver nada. Então eles o pegaram pela mão e o levaram para Damasco. Ele ficou três dias sem poder ver e durante esses dias não comeu nem bebeu nada. Em Damasco morava um seguidor de Jesus chamado Ananias. Ele teve uma visão, e nela apareceu o Senhor, chamando: — Ananias! Ele respondeu: — Aqui estou, Senhor! E o Senhor lhe disse: — Apronte-se, e vá até a casa de Judas, na rua Direita, e procure um homem chamado Saulo, da cidade de Tarso. Ele está orando e teve uma visão. Nela apareceu um homem chamado Ananias, que entrou e pôs as mãos sobre ele a fim de que ele pudesse ver de novo. Ananias respondeu: — Senhor, muita gente tem me falado deste homem e de todas as maldades que ele fez em Jerusalém com os Cristãos. E agora ele veio aqui para prender todos os que te adoram. Mas o Senhor disse a Ananias: — Vá, pois eu escolhi esse homem para trabalhar para mim, a fim de que ele anuncie o meu nome aos não-judeus, aos reis e ao povo de Israel. Eu mesmo vou mostrar a Saulo tudo o que ele terá de sofrer por minha causa. Então Ananias foi, entrou na casa de Judas, pôs as mãos sobre Saulo e disse: — Saulo, meu irmão, o Senhor que me mandou aqui é o mesmo Jesus que você viu na estrada de Damasco. Ele me mandou para que você veja de novo e fique cheio do Espírito Santo. No mesmo instante umas coisas parecidas com escamas caíram dos olhos de Saulo, e ele pôde ver de novo. Ele se levantou e foi batizado; depois ele comeu alguma coisa e ficou forte como antes. Saulo ficou alguns dias com os Cristãos em Damasco. E começou imediatamente a anunciar Jesus nas sinagogas, dizendo: — Jesus é o Filho de Deus. Todos os que ouviam Saulo ficavam admirados e perguntavam: — Não é este o homem que em Jerusalém estava matando os Cristãos? Não foi ele que veio até aqui para prender e levar essa gente aos chefes dos sacerdotes?
Mas as mensagens de Saulo se tornavam cada vez mais poderosas. E as provas que ele apresentava de que Jesus era o Messias eram tão fortes, que os judeus que moravam em Damasco ficavam calados, sem ter o que dizer.
10- Aplicação: Saulo era um perseguidor de cristãos, o seu desejo era prendê-los e até matá-los, mas um dia a bondade de Deus o alcançou e ele pode ver o grande amor de Deus através do seu filho Jesus, que o resgatou e o perdoou de todos os seus pecados, mudou seu coração e o seu nome para Paulo, para que ele fosse um grande pregador da Palavra de Deus. Assim o Senhor Jesus faz hoje na nossa vida quando nos arrependemos dos nossos pecados Ele nos perdoa e nos chama de seus filhos e nós devemos fazer como Paulo ensinar a Palavra de Deus a todas as pessoas.
11- Atividade: Líder faça dois grupos,escolha uma criança de cada grupo, depois coloque um objeto em um determinado lugar da sala, coloque uma venda nos olhos de uma criança de cada grupo ( uma por vez) e rode ela uma vez, depois com a ajuda do grupo ela deve achar o objeto na sala. ( Ex. mande ela mais para a direita, mais para a esquerda,na frente, etc…). Depois deixe que elas compartilhem como foi ficar sem enxergar por um tempo, assim como Paulo ficou, ele dependeu de Jesus para enxergar o verdadeiro caminho.
12- Comunhão / Encerramento 
______________________________________________________

Título: “Paulo e Elimas, o mágico”

1- Recepção / Bate-papo (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana).
2- Louvor / Adoração
3- Oferta
4- Pedidos de Oração: Peça às crianças que orem para que novos lideres de crianças sejam levantados e novas células sejam abertas e pelo Nosso 7º congresso Kids (e demais pedidos da célula).
5- Objetivo: Levar as crianças a entender em que nossa fé em Deus aumenta quanto mais nós ouvimos e lemos a palavra de Deus.
6- Quebra-Gelo: O que você gostaria de ser quando crescer? Por quê?
7- Versículo para Memorizar: Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo. (Rom. 10:17)
8- Referência Bíblica: Atos 13:4 a 12
9-Mensagem: Barnabé e Saulo, tendo sido enviados pelo Espírito Santo, foram até a cidade de Selêucida e dali embarcaram para a ilha de Chipre. Quando chegaram à cidade de Salamina, começaram a anunciar a palavra de Deus nas sinagogas. E eles tinham João Marcos para ajudá-los no trabalho missionário. Eles atravessaram toda a ilha, chegando até a cidade de Pafos. Ali encontraram um judeu que era mágico e falso profeta, chamado Barjesus. Ele era amigo de Sérgio Paulo, o governador da ilha, que era um homem muito inteligente. O Governador mandou chamar Barnabé e Saulo, pois queria ouvir a palavra de Deus. Mas o mágico Elimas (este é o nome dele em grego) era contra os apóstolos. Ele não queria que o Governador aceitasse a fé cristã. Então Saulo, também conhecido como Paulo, cheio do Espírito Santo, olhou firmemente para Elimas e disse: — Filho do Diabo! Inimigo de tudo o que é bom! Homem mau e mentiroso! Por que é que você não pára de torcer o verdadeiro ensinamento do Senhor? Agora escute! O Senhor vai castigá-lo. Você ficará cego e não verá a luz do sol por algum tempo. No mesmo instante Elimas sentiu uma nuvem escura cobrir os seus olhos e ele começou a se virar para todos os lados, procurando alguém que o guiasse pela mão. Quando o Governador viu isso, creu e ficou muito admirado com os ensinamentos a respeito do Senhor Jesus.
10- Aplicação: o Governador Sergio Paulo quase foi enganado pelo mágico Elimas, mas quando Paulo e Barnabé começaram a pregar e Elimas tentou atrapalhar Paulo que estava cheio do Espírito Santo foi usado para impedir e Elimas sofreu um castigo de ficar cego por alguns dias. As pessoas que não conhecem a Deus estão cegas e não crêem em Jesus, foi isso que Paulo quis mostrar para Elimas e o Governador, depois disso o governador creu na palavra de Deus que Paulo e Barnabé haviam pregado a ele, quanto mais ouvimos e lemos a palavra de Deus mais difícil fica de sermos enganados por falsos profetas e mais a nossa fé cresce no Senhor Jesus e nos seus milagres.
11- Atividade: Vamos brincar de batata quente, elabore perguntas sobre a lição, faça uma roda e comece a brincadeira e quando queimar você faz a pergunta para a criança que parou nela e se ela acertar você deixe que ela continue na roda e se ela errar saia da roda.  Assim eles vão fixar melhor a lição, através do ouvir as respostas uns dos outros.
12- Comunhão / Encerramento

__________________________________________________

Título: “Paulo e o menino que caiu da janela”

1- Recepção / Bate-papo (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana).
2- Louvor / Adoração
3- Oferta
4- Pedidos de Oração:  pedidos da célula
5- Objetivo: Levar as crianças a entender que devemos estar sempre atentos a Palavra de Deus e que muitos estão dentro da igreja, mas dormem espiritualmente, por isso se desviam do caminho de Jesus.
6- Quebra-Gelo: Você já caiu de algum lugar? De onde? E você se machucou?
7- Versículo para Memorizar: “Portanto, aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado para não cair…” (I Coríntios 10: 12)
8- Referência Bíblica: Atos 20: 6-12
9-Mensagem: Depois da Festa dos Pães sem Fermento, Paulo e seus discípulos foram para a  cidade de Filipos. Cinco dias depois eles se encontraram com os irmãos em Trôade e ficaram ali uma semana.  No sábado à noite eles se reuniram com os irmãos para partir o pão. Paulo falou nessa reunião e continuou falando até a meia-noite, pois ia viajar no dia seguinte.
Havia muitas lamparinas acesas na sala onde eles  estavam reunidos, a qual ficava no terceiro andar da casa. Um moço chamado Êutico estava sentado numa janela.
 E, como Paulo continuasse falando durante muito tempo, o sono do moço foi aumentando.
 De repente, ele dormiu e caiu da janela. Quando o levantaram, estava morto. Então Paulo desceu, abaixou-se, abraçou o moço e disse: — Não se assustem, pois ele está vivo. Em seguida Paulo subiu de novo, partiu o pão e comeu. Falou ainda muito tempo, até de manhã, e depois foi embora. Aí levaram o moço, vivo, para a casa dele, e isso os deixou muito animados.
10- Aplicação: Êutico era um jovem rapaz que estava cansado e com sono sentou-se em uma janela para ouvir Paulo pregar, e acabou dormindo, caiu da janela e morreu, mas Paulo foi até Êutico e o ressuscitou em Nome de Jesus! Nós, muitas vezes, estamos como Êutico, cansados de ir pra célula, que é um presente de Deus pra nós, não queremos ir pra igreja, e trocamos isso para irmos jogar bola, brincar com os amigos, correr na rua, assistir TV e esquecermos que temos um compromisso com Jesus de ouvir a sua palavra, e por isso podemos morrer como Êutico, não a morte física, mas morrer  no nosso espírito, porque ele precisa do alimento de Deus que é a sua palavra, porque Jesus nos trouxe vida, mas temos que ficar firmes até o fim.
11- Atividade: Distribua revistas para as crianças e peça a elas para procurarem figuras que mostrem pessoas em lugares perigosos e que traga risco para vida delas e cole em uma cartolina como um cartaz de coisas que não devemos fazer por ser perigoso.
12- Comunhão / Encerramento
_______________________________________________________

Título: “O Naufrágio de Paulo”

1- Recepção / Bate-papo (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana).
2- Louvor / Adoração
3- Oferta
4- Pedidos de Oração: Peça às crianças que orem para que novos lideres de crianças sejam levantados e novas células sejam abertas (e demais pedidos da célula).
5- Objetivo: Mostrar as crianças que Deus nunca desampara os seus filhos, que às vezes passamos por momentos difíceis, mas Deus tem propósito em todas as coisas. 
6- Quebra-Gelo: Você tem medo morrer? Por quê? (líder explique para as crianças que quem tem Cristo no coração não tem medo de morrer, pois confia em Deus).
7- Versículo para Memorizar: “Pois sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus,…” (Rom.8:28)
8- Referência Bíblica: Atos 27
9-Mensagem: Em uma das viagens de Paulo como missionário, ele foi preso e o mandaram de navio para a Itália, mas  Paulo entendia que isso era a vontade de Deus. Quando ele entrou no barco disse para o chefe dos guardas que a viagem era perigosa e que além de poder perder  a carga que estavam levando, poderiam perder suas vidas, mas o chefe não acreditou em Paulo., e seguiram a viagem. De repente  um vento forte veio e começou a empurrar o barco para onde ele queria. Os marinheiros ficaram com muito medo e achando que iam morrer.  Paulo falou que ele tinha avisado que não saíssem do porto que era perigoso, mas agora eles deviam confiar que o Deus que Paulo servia não ia deixar que ninguém morresse e que ficassem calmos porque nenhuma vida se perderia. Depois de alguns dias, mais ou menos à meia-noite, os marinheiros começaram a sentir que estávamos chegando perto da terra. Então jogaram no mar uma corda com um peso na ponta e viram que a água ali tinha trinta e seis metros de fundura. Mais adiante tornaram a medir, e deu vinte e sete metros. Eles ficaram com muito medo de que o navio fosse bater contra as rochas, e oraram para que amanhecesse logo.  Aí os marinheiros tentaram escapar do navio. Baixaram o bote no mar, fingindo que iam jogar âncoras da parte da frente do navio. Então Paulo disse ao oficial romano e aos soldados: — Se os marinheiros não ficarem no navio, vocês não poderão se salvar. Aí os soldados cortaram as cordas que prendiam o bote e o largaram no mar. De madrugada Paulo pediu a todos que comessem alguma coisa e disse: — Já faz catorze dias que vocês estão esperando e durante este tempo não comeram nada. Agora comam alguma coisa, por favor. Vocês precisam se alimentar para poder continuar vivendo. Pois ninguém vai perder nem mesmo um fio de cabelo. Em seguida Paulo pegou pão e deu graças a Deus diante de todos. Depois partiu o pão e começou a comer. Então eles ficaram com mais coragem e também comeram. No navio éramos ao todo duzentas e setenta e seis pessoas. Depois que todos comeram, jogaram o trigo no mar para que o navio ficasse mais leve. Quando amanheceu, os marinheiros não reconheceram a terra, mas viram uma baía onde havia uma praia. Então resolveram fazer o possível para encalhar o navio lá. Eles cortaram as cordas das âncoras, e as largaram no mar, e desamarraram os lemes. Em seguida suspenderam a vela do lado dianteiro, para que pudessem seguir na direção da praia. Mas o navio bateu num banco de areia e ficou encalhado. A parte da frente ficou presa, e a de trás começou a ser arrebentada pela força das ondas. Os soldados combinaram matar todos os prisioneiros, para que nenhum pudesse chegar até a praia e fugir. Mas o oficial romano queria salvar Paulo e não deixou que fizessem isso. Pelo contrário, mandou que todos os que soubessem nadar fossem os primeiros a se jogar na água e a nadar até a praia. E mandou também que os outros se salvassem, segurando-se em tábuas ou em pedaços do navio. E foi assim que todos chegamos à terra sãos e salvos.
10- Aplicação: Paulo passou por uma grande dificuldade, quando ele  foi preso, o levaram de navio para outra cidade e seu navio afundou, mas ele não temeu, confiou em Deus e nenhum mal aconteceu a ele e a todos que estavam no barco e todos creram no Deus de Paulo. Às vezes coisas ruins acontecem conosco também e podemos ficar com medo e nós podemos pensar que Deus não está vendo, que estamos sozinhos, mas nada escapa dos olhos de Deus e tudo o que acontece conosco contribui para o nosso bem, mesmo que no primeiro momento pareça ruim, mas depois veremos que foi para o nosso bem. Pois Deus nunca nos deixa só e todas as coisas contribuem para o nosso bem.
11- Atividade: Use uma bexiga para as crianças enxerem dizendo os medos delas, cada vez que ela assopra a bexiga fala um medo, depois orem quebrando todos os medos e estourem as bexigas como um ato profético, para que todo o medo vá embora.
12- Comunhão / Encerramento
__________________________________________________

Título: “A prisão de Paulo e Silas”

1- Recepção / Bate-papo (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana).
2- Louvor / Adoração
3- Oferta
4- Pedidos de Oração:  pedidos da célula.
5- Objetivo: Levar as crianças a entenderem que devem louvar a Deus mesmo nos momentos difíceis, pois Deus ouvirá e Ele trará a nossa vitoria!
6- Quebra-Gelo: Descreva sua semana em cores ( Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado e Domingo)
7- Versículo para Memorizar: Eu clamo ao SENHOR pedindo ajuda, e ele me salva dos meus inimigos. Louvem o SENHOR! ( 2 Samuel 22:4)
8- Referência Bíblica: Atos 16:16 – 36
9-Mensagem: Certo dia, quando Paulo e Silas estavam indo para o lugar de oração, veio ao nosso encontro uma escrava. Essa moça estava dominada por um espírito mau que adivinhava o futuro, e os seus donos ganhavam muito dinheiro com as adivinhações que ela fazia. A moça começou a nos seguir, gritando assim: — Estes homens são servos do Deus Altíssimo e anunciam como vocês podem ser salvos! Ela fez isso muitos dias. Por fim Paulo se aborreceu, virou-se para ela e ordenou ao espírito: — Pelo poder do nome de Jesus Cristo, eu mando que você saia desta moça! E, no mesmo instante, o espírito saiu. Quando os donos da moça viram que não iam poder mais ganhar dinheiro com as adivinhações dela, agarraram Paulo e Silas e os arrastaram até a praça pública, diante das autoridades. Eles os apresentaram às  autoridades romanas e disseram: — Estes homens são judeus e estão provocando desordem na nossa cidade. Estão ensinando costumes que são contra a nossa lei. Nós, que somos romanos, não podemos aceitar esses costumes. Aí uma multidão se ajuntou para atacar Paulo e Silas. As autoridades mandaram que tirassem as roupas deles e os surrassem com varas. Depois de baterem muito neles, as autoridades jogaram os dois na cadeia e deram ordem ao carcereiro para guardá-los com toda a segurança. Depois de receber essa ordem, o carcereiro os jogou numa cela que ficava no fundo da cadeia e prendeu os pés deles entre dois blocos de madeira. Mais ou menos à meia-noite, Paulo e Silas estavam orando e cantando hinos a Deus, e os outros presos escutavam. De repente, o chão tremeu tanto, que abalou os alicerces da cadeia. Naquele instante todas as portas se abriram, e as correntes que prendiam os presos se arrebentaram. Aí o carcereiro acordou. Quando viu que os portões da cadeia estavam abertos, pensou que os prisioneiros tinham fugido. Então puxou a espada e ia se matar, mas Paulo gritou bem alto: — Não faça isso! Todos nós estamos aqui! Aí o carcereiro pediu que lhe trouxessem uma luz, entrou depressa na cela e se ajoelhou, tremendo, aos pés de Paulo e Silas. Depois levou os dois para fora e perguntou: — Senhores, o que devo fazer para ser salvo? Eles responderam: — Creia no Senhor Jesus e você será salvo — você e as pessoas da sua casa. Então eles anunciaram a palavra do Senhor ao carcereiro e a todas as pessoas da casa dele. Naquela mesma hora da noite, o carcereiro começou a cuidar deles, lavando os ferimentos da surra que haviam levado. Logo depois ele e todas as pessoas da sua casa foram batizados e ficaram cheios de alegria porque agora criam em Deus. Quando amanheceu, as autoridades romanas mandaram alguns policiais com a seguinte ordem para o carcereiro: “Soltem esses homens.” Então o carcereiro disse a Paulo: — As autoridades mandaram soltá-los. Podem ir embora em paz.
10- Aplicação: Paulo e Silas repreenderam o espírito maligno que estava na mulher que fazia com que ela adivinhasse o futuro, porque ela ficava zombando deles e por este motivo foram presos e apanharam injustamente, mas eles não ficaram reclamando, começaram a orar e louvar a Deus e os outros presos ficaram ouvindo e Deus operou um milagre e até o carcereiro e sua família foram salvos e eles foram libertos, quando nós não  reclamamos dos problemas  e sim oramos e louvamos a Deus, o milagre de Deus  acontece e muitas pessoas da nossa família serão salvas pelo nosso testemunho.
11- Atividade: Brinque com as crianças de mímica, escreva em pedaços de papeis algo que deve ser imitado, como por exemplo: um bicho ou coisas como carro, bicicleta, bola, etc, e faça dois grupos e entregue alguns para cada grupo o que acertar mais ganha a brincadeira, se possível de um saquinho com algumas balas para os vencedores e uma bala para cada participante do outro grupo.
12- Comunhão / Encerramento

___________________________________________________

“O Deus desconhecido”

1- Recepção / Bate-papo (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana).
2- Louvor / Adoração
3- Oferta
4- Pedidos de Oração: Peça às crianças que orem para que novos lideres de crianças sejam levantados e novas células sejam abertas.
5- Objetivo: Líder leve as suas crianças a compreenderem que só existe um Deus verdadeiro e que deve ser adorado, que é Jesus Cristo o nosso Salvador.
6- Quebra-Gelo: Você lembra de alguma oração que você fez e Jesus atendeu, qual foi o pedido e a resposta?
7- Versículo para Memorizar”Porque nele (no Senhor) vivemos, e nos movemos, e existimos. Atos 17:28 
8- Referência Bíblica: Atos 17:16 a 34
9-Mensagem: Enquanto estava esperando Silas e Timóteo em Atenas, Paulo ficou revoltado ao ver a cidade tão cheia de ídolos. Ele ia para a sinagoga todos os dias e ali falava com todas as pessoas na praça pública. Alguns professores discutiam com ele e perguntavam: — O que é que esse ignorante está querendo dizer? Outros comentavam: — Parece que ele está falando de deuses estrangeiros. Diziam isso porque Paulo estava anunciando Jesus e a ressurreição. Então eles o levaram a uma reunião da Câmara Municipal e disseram: — Gostaríamos de saber que novo ensinamento é esse que você está trazendo para nós. Pois você diz algumas coisas esquisitas, e nós gostaríamos de saber o que elas querem dizer. Então Paulo ficou de pé diante deles, na reunião da Câmara Municipal, e disse: — Atenienses! Vejo que em todas as coisas vocês são muito religiosos. De fato, quando eu estava andando pela cidade e olhava os lugares onde vocês adoram os seus deuses, encontrei um altar em que está escrito: “AO DEUS DESCONHECIDO”. Pois esse Deus que vocês adoram sem conhecer é justamente aquele que eu estou anunciando a vocês. Deus, que fez o mundo e tudo o que nele existe, é o Senhor do céu e da terra e não mora em templos feitos por seres humanos. E também não precisa que façam nada por ele, pois é ele mesmo quem dá vida, respiração e tudo mais a todas as pessoas.  De um só homem ele criou todas as raças humanas para viverem na terra. Antes de criar os povos, Deus já tinha preparado os lugares onde iriam morar e quanto tempo ficariam lá. Ele fez isso para que todos pudessem procurá-lo e talvez encontrá-lo, embora ele não esteja longe de cada um de nós.  Porque, como alguém disse: “Nele vivemos, nos movemos e existimos.” E alguns dos poetas de vocês disseram: “Nós também somos filhos dele.” E, já que somos filhos dele, não devemos pensar que Deus é parecido com um ídolo de ouro, de prata ou de pedra, feito pela arte e habilidade das pessoas. No passado Deus não levou em conta porque vocês não sabiam a verdade. Mas agora ele manda que todas as pessoas, em todos os lugares, se arrependam dos seus pecados. Pois ele marcou o dia em que vai julgar o mundo com justiça, por meio de um homem que escolheu. E deu prova disso a todos quando ressuscitou esse homem. (líder explique que esse homem é Jesus) Quando ouviram Paulo falar a respeito de ressurreição, alguns riram dele, mas outros disseram: — Outro dia queremos ouvir mais dessa palavra. Então Paulo foi embora dali. Mas algumas pessoas creram e se juntaram a ele. Entre essas estavam Dionísio, que era membro da Câmara Municipal, uma mulher chamada Dâmaris e mais outras pessoas.
10- Aplicação: Paulo aproveitou que os Atenienses tinham feito um lugar para adorar um Deus que eles não conheciam e falou para eles que aquele lugar era do Deus dele e os ensinou sobre Jesus Cristo, sua vida, morte e Ressurreição e que se somos seus filhos então ele parece conosco e não com uma estátua de ouro, prata ou qualquer outra coisa e alguns riram dele, mas outros aceitaram Jesus como seu salvador, entenderam que só existe um Deus verdadeiro, que é Jesus, nós também temos que entender que Deus não morar em estátuas feitas por mão de homens e sim no nosso coração.
11- Atividade: Líder brinque de estátua com suas crianças, coloque uma música bem alegre e de repente desligue a música e eles devem ficar estáticos aquele que rir ou se mexer primeiro sai da brincadeira até ficar um só que será o vencedor.
12- Comunhão / Encerramento
________________________________________________________

Título: “A Igreja de Antioquia”

1- Recepção / Bate-papo (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana).
2- Louvor / Adoração
3- Oferta
4- Pedidos de Oração:  pedidos da célula.
5- Objetivo: Levar as crianças a entenderem que não devem se parecer com as pessoas do mundo, como cantores, personagens das novelas, etc., mas que devem seguir o exemplo de Cristo.
6- Quebra-Gelo: Com quem você acha que é mais parecido, com seu pai ou com a sua mãe e por quê?
7- Versículo para Memorizar: “Paulo disse: Sigam o meu exemplo como eu sigo o exemplo de Cristo.” I Coríntios 11:1
8- Referência Bíblica: Atos 11: 19-30
9-Mensagem: Os seguidores de Jesus foram espalhados pela perseguição que havia começado com a morte de Estevão. Alguns foram até a região da Fenícia, a ilha de Chipre e a cidade de Antioquia e anunciavam a palavra de Deus somente aos judeus. Mas outros, que eram de Chipre e da cidade de Cirene, foram até Antioquia e falaram também aos não-judeus, anunciando a eles a boa notícia a respeito do Senhor Jesus. O poder do Senhor estava com eles, e muitas pessoas creram e se converteram ao Senhor. Essas notícias chegaram à igreja de Jerusalém, que resolveu mandar Barnabé para Antioquia. Quando chegou lá e viu como Deus tinha abençoado aquela gente, Barnabé ficou muito alegre. E animou todos a continuarem fiéis ao Senhor, de todo o coração. Barnabé era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E muitos se converteram ao Senhor. Depois Barnabé foi até a cidade de Tarso a fim de buscar Saulo. Quando o encontrou, ele o levou para Antioquia. Eles se reuniram durante um ano com a gente daquela igreja e ensinaram muitas pessoas. Foi em Antioquia que, pela primeira vez, os seguidores de Jesus foram chamados de cristãos. Naquele tempo alguns profetas foram de Jerusalém para Antioquia. Um deles, chamado Ágabo, levantou-se e, pelo poder do Espírito Santo, anunciou: — Haverá uma grande falta de alimentos no mundo inteiro. Isso aconteceu quando Cláudio era o Imperador romano. Então os cristãos resolveram mandar ajuda aos irmãos que moravam na região da Judéia, e cada um deu de acordo com o que tinha. E mandaram o dinheiro por meio de Barnabé e Saulo, para que eles o entregassem aos presbíteros da igreja.
10- Aplicação: Graças a alguns missionários que resolveram pregar a palavra de Jesus aos não-judeus de Antioquia (explique para as crianças que naquela época só se pregava da salvação de Jesus aos Judeus) muitas pessoas se converteram e foram chamados pela primeira vez de Cristãos, que significa “parecido com Cristo”. O povo da cidade de Antioquia tinha um coração generoso e ajudavam uns aos outros e por isso Deus os abençoou muito e no momento mais difícil da Igreja de Jerusalém, quando havia muita fome eles uniram-se e enviaram dinheiro para ajudar os lideres mais antigos. Como o povo de Antioquia devemos nos parecer com Cristo e não com as pessoas do mundo, como cantores, artistas de novela, etc. Devemos cuidar uns dos outros, assim como Cristo cuida de nós.
11- Atividade: Brinque com as crianças de siga o mestre, faça um circulo e cada um vai fazendo um gesto diferente (como imitar um bicho ou outra coisa) e todos devem imitar o mestre.  Todas as crianças devem fazer um gesto.