Reflexões

" Viver é a melhor coisa que se pode vivenciar.
Principalmente quando conhecemos a Cristo e fazemos a sua vontade. "

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

EDIFICAÇÃO ESPIRITUAL - Palavra para Célula

Igreja em células. Edificação para a célula:


Palavra da Célula semana 18 a 23/03/13

 Edificação para a célula: A importância da disciplina espiritual.

TEMA DA EDIFICAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA ESPIRITUAL.
 Leia 1ª. Tessalonicenses 5.17. Introdução: Somos parte de uma geração moderna que desaprendeu a orar. Antigamente, quando um agricultor estava para fazer uma semeadura ou uma colheita ele orava a Deus, exercitava a sua fé pedindo a Deus que a chuva viesse no tempo certo ou que mesmo não chovesse por causa da colheita. Hoje ele entra na internet vê a previsão do tempo e faz conforme o serviço de metereologia. Então ele não precisa mais orar.
Pesquisas revelam que a média diária de oração dos líderes evangélicos é de 22 minutos. Isso nos mostra o quanto a oração tem ocupado um lugar secundário na vida dos cristãos.
Aprender a orar é um dos grandes desafios e uma das grandes necessidades na vida de todo o crente. Isso, porque a verdadeira oração você faz em primeiro lugar exercitando o seu espírito. E nós temos aprendido que o espírito precisa ser exercitado, a alma transformada e o corpo disciplinado.
Então, antes de falar diretamente sobre oração, temos que falar sobre a importância da disciplina espiritual. Por que nós precisamos ter disciplina espiritual? Nós sabemos que o nosso espírito foi regenerado. Jesus disse em Mateus 26, que o nosso espírito está pronto. Isso significa que a obra de Deus no seu espírito já foi completada. Mas a nossa alma está sendo transformada e esse processo de transformação envolve disciplina. Quanto ao nosso corpo, precisamos trazê-lo para debaixo do governo da vontade do nosso espírito. Portanto a disciplina espiritual é fundamental.
Mas quando falamos de disciplina espiritual, devemos lembrar alguns aspectos importantes a saber:
I - DISCIPLINA ESPIRITUAL NÃO É LEI – LEIA Romanos. 6.14 1.1. A Palavra afirma que aqueles que nasceram de novo, não estão mais debaixo da lei.
1.2. O que é lei? Lei é Deus dizendo faça. O que é graça? Graça é Deus dizendo deixa que eu faço por você. Lei é tudo aquilo que você pode fazer para tentar agradar a Deus. Graça é reconhecer que Deus está feliz com você por causa do sacrifício do Senhor Jesus.
1.3. A maioria de nós veio de uma formação religiosa romana. Aprendemos a rezar o Pai Nosso e a Ave Maria. Muitos cresceram lendo as ladainhas nas missas. Recitando pela manhã a oração de São Francisco. Mas nunca foram ensinados a se relacionar com Deus.
* Oração implica em relacionamento. Não é uma questão de cumprir um rito ou repetir algumas frases. É uma questão de se relacionar e tocar a vida de Deus.
II - A DISCIPLINA NÃO ME TORNA MAIS PRÓXIMO DE DEUS, MAS ME FAZ MAIS ÍNTIMO. 2.1. A disciplina não me torna mais próximo de Deus, mas me faz mais íntimo. Parece uma contradição de termos, mas não é. A proximidade com Deus vem por causa do sangue de Jesus. Foi através do sacrifício de Cristo na cruz do calvário que o véu do templo se rasgou de alto a baixo e nos permitiu entrar no santo dos santos. * Tem gente que pensa que se ele for à igreja e cumprir um rito religioso ele estará mais perto de Deus. Isso não é verdade. A única coisa que nos aproxima de Deus é o sangue do cordeiro. Todavia a oração me torna mais sensível à presença de Deus.
III - A DISCIPLINA COLOCA O CORPO DEBAIXO DA SUJEIÇÃO DO ESPÍRITO: LEIA 1ª. Coríntios. 9.27 3.1. Não há cristianismo sem disciplina. Nosso corpo não pode ser mudado, por isso é que no futuro receberemos um novo corpo, um corpo glorificado. Mas enquanto estivermos aqui, devemos trazer o corpo debaixo de sujeição e disciplina.
• Paulo fala que dia após dia, ele colocava o seu corpo debaixo de severa disciplina. Essa palavra “esmurro”, significa o golpe que um pugilista dá no seu oponente no nariz debaixo para cima com o objetivo de levá-lo ao nocaute.
• Nosso corpo deve cooperar com o Espírito para buscar a Deus. O nosso corpo não deve resistir aos impulsos do nosso espírito para buscar as coisas espirituais (Leia Rm.12.1).
• A verdadeira consagração é aquela que envolve os membros do nosso corpo. Muitas pessoas consagram coisas, objetos, carro, lugares, mas não consagram o próprio corpo a Deus. O resultado é que sem essa consagração, o corpo se alia a alma para o pecado.
• Portanto, a disciplina é para que o nosso corpo seja consagrado a Deus.
IV – A DISCIPLINA É IMPORTANTE PARA A TRANSFORMAÇÃO DA ALMA: (Leia Romanos.12.2)
4.1. A nossa alma é transformada pela disciplina. Isso acontece prioritariamente de duas maneiras. a) Nossa alma é transformada pela renovação da mente: (Rm. 12:2). Nossa mente é renovada pela Palavra de Deus. b) Nossa vida é transformada por contemplar o Senhor (II Cor. 3:18).
• Você percebe que a primeira maneira como somos transformados tem haver com a Palavra. A palavra renova a nossa mente. Mas a segunda maneira pela qual somos transformados tem haver com o nosso espírito. É a comunhão do Espírito que nos leva a refletir a glória de Deus.
• Se você fica muito tempo adorando, louvando e orando ao Senhor, você vai ficar parecido com ele. Esse será o resultado prático em sua vida. Isso é colocar o espelho, é refletir o Senhor.

Nenhum comentário: