Reflexões

" Viver é a melhor coisa que se pode vivenciar.
Principalmente quando conhecemos a Cristo e fazemos a sua vontade. "

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

O QUE É CIDADANIA

A cidadania esteve e está em permanente construção; é um referencial de conquista da humanidade, através daqueles que sempre buscam mais direitos, maior liberdade, melhores garantias individuais e coletivas, e não se conformando frente às dominações, seja do próprio Estado ou de outras instituições.
No Brasil ainda há muito que fazer em relação à questão da cidadania, apesar das extraordinárias conquistas dos direitos após o fim do regime militar (1964-1985). Mesmo assim, a cidadania está muito distante de muitos brasileiros, pois a conquista dos direitos políticos, sociais e civis não consegue ocultar o drama de milhões de pessoas em situação de miséria, altos índices de desemprego, da taxa significativa de analfabetos e semianalfabetos, sem falar do drama nacional das vítimas da violência particular e oficial.

Exercer a cidadania é ir além da escolha de nossos representantes, é fazer a escolha consciente e refletida, e mais exercer a cidadania é preocupar-se com a qualidade de vida da coletividade e não apenas em seus próprios interesses.

 Ser cidadão deveria ser característica de todos, o que não ocorre, pois muitas vezes somos privados de nossos direitos básicos: acesso à saúde, educação e somos vítimas de preconceito. Os agentes catalisadores da falta de acesso a educação e saúde são: as fraudes no sistema político,corrupção e falta de cobrança por parte da população são fatores que impedem que esses benefícios sejam presentes na vida todos.



O Caminho para que os índios conquistem a cidadania ainda é longo e com muitos obstáculos, mas não é impossível. Essa conquista depende de todos os brasileiros e principalmente dos índios.



Nenhum comentário: