Reflexões

" Viver é a melhor coisa que se pode vivenciar.
Principalmente quando conhecemos a Cristo e fazemos a sua vontade. "

domingo, 9 de março de 2014

Estudo para Célula de Criança

Estudo para Célula de Criança - Revisão- Jesus Alimenta a Multidão , Jesus Abençoa as Crianças , Jesus Acalma a Tempestade



Data: 23 /02/14
Título: Revisão: “Jesus alimenta a multidão, Jesus abençoa as crianças e Jesus acalma a tempestade”
1- Recepção / Bate-papo (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana).
2- Louvor / Adoração
3- Oferta: Ensine as crianças que não devemos chegar à presença de Deus com as mãos vazias, que devemos trazer sempre a nossa oferta de gratidão e de amor a Ele.
4- Pedidos de Oração: Ore por pedidos específicos de cada criança, se você tem o caderninho de oração, marque os pedidos novos e veja os que já foram respondidos.
5- Revisão da lição anterior: “” (Faça perguntas às crianças).
6- Objetivo: É levar as crianças a memorizarem as lições e ligarem uma à outra, levando-as a entenderem que a vida Cristã é uma caminhada de aprendizado.
7-Quebra-Gelo: Você já teve vontade de ser um super herói? Qual? ( líder mostre  as crianças que Jesus é nosso super herói, ele multiplica o alimento, acalma a tempestade e ama as crianças, ele venceu até a morte)
8- Versículo para Memorizar:  E o meu Deus, de acordo com as gloriosas riquezas que ele tem para oferecer por meio de Cristo Jesus, lhes dará tudo o que vocês precisam.” Filipenses 4:19
9- Referência BíblicaJoão 6:1-14, Marcos 10:13-16, Mateus 8:23-27
10-MensagemJesus alimenta a Multidão: Jesus tinha atravessado o mar da Galileia e uma grande multidão o seguia, pois tinham visto os milagres e curas de Jesus. Estava perto da grande festa da Páscoa. Jesus sentou-se em um monte com seus discípulos e vendo a grande multidão perguntou para Felipe onde iriam comprar comida para a multidão. Jesus sabia o que fazer, mas queria ouvir a resposta de Felipe. E ele respondeu que precisariam de 200 moedas de prata para que cada um comesse um pedacinho de pão. Então um dos discípulos, André, mostrou um menino que tinha cinco pães e dois peixes, mas disseram isso não dá pra multidão. Jesus mandou que todos ficassem assentados, em seguida Jesus pegou os pães, deu graças a Deus e os repartiu com todos; e fez o mesmo com os peixes. E todos comeram à vontade e ainda sobrou doze cestos cheios de pães e todos disseram -  De fato, este é o Profeta que devia vir ao mundo. Jesus abençoa as crianças: Jesus estava na Judeia e a multidão que o seguia trazia suas crianças para que ele abençoasse, mas os discípulos impediam. Quando viu isso, Jesus não gostou e disse: — Deixem que as crianças venham a mim e não proíbam que elas façam isso, pois o Reino de Deus é das pessoas que são como estas crianças. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem não receber o Reino de Deus como uma criança nunca entrará nele. Então Jesus abraçou as crianças e as abençoou, impondo as mãos sobre elas. Jesus acalma a tempestade: Certo dia, Jesus estava num barco com os seus discípulos, enquanto eles remavam, Jesus adormeceu.  De repente, começou uma grande tempestade.  As águas começaram a encher o barco.  Os discípulos ficaram aterrorizados, com muito medo!  Eles foram apressadamente chamar Jesus, que dormia tranquilamente.  “Mestre, Mestre, nós estamos perecendo!”   Jesus, ao ouvir isso, se levantou, e repreendeu o vento e a fúria das águas.  O vento cessou e houve uma grande calmaria.  Os discípulos, admirados, comentavam:  “Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?”
11- Aplicação: Nestes três temas deste mês podemos ver Jesus operando muitos milagres, a grande multiplicação dos Paes e peixes que surpreendeu até os discípulos e mostrou Jesus suprindo as necessidades do povo tanto espiritual como física. Também vimos Jesus mostrando todo o seu amor e cuidado com as crianças, o quanto ela valoriza as crianças e se importa com elas e por últimos vemos Jesus acalmando o mar, mostrando para os seus discípulos que Ele tem poder para dar ordens até aos ventos, e ao mar e que se tivermos fé como Ele podemos fazer milagres assim.
12- Atividade: Líder se for possível  faça uma bacia com massa de bolinhos de chuva ( 2 xícaras de farinha de trigo, 3 colheres de açúcar,  uma colher de café de fermento em pó, um ovo e um copo de leite – colocar aos poucos.) mostre que uma bacia de massa de bolinhos pode parecer pouco mas quando colocada para fritar, rende muitos bolinhos. Mostre que assim como parecia pouco os pães e peixes, mas Jesus multiplicou com a gratidão, assim é o bolinho e o fermento é como a gratidão que faz multiplicar a massa.
13- Comunhão / Encerramento

Ensinar sobre a morte às crianças!

Uma linda maneira de ensinar sobre a morte às crianças!

         
  
 Um dia, quando meu filho Joshua tinha seis ou sete anos, chegou em casa num choro histérico, porque um dos seus amigos caíra de um brinquedo no recreio da escola e morrera. Sentei com Josh, e disse: - Querido, sei como se sente. Está com saudade dele, e deve mesmo ter esses sentimentos. Mas deve também compreender que se sente assim porque é uma lagarta.
- Como?
Eu já conseguira romper um pouco o seu padrão. - Está pensando como uma lagarta.
Ele perguntou o que isso significava.
- Há um momento em que a maioria das lagartas pensa que morreu. Acha que a vida acabou. Quando isso acontece? - Quando aquela coisa começa a se enrolar em torno delas. - Isso mesmo. Logo toda a lagarta fica envolta pelo casulo. E quer saber de uma coisa? Se você abrisse o casulo, descobriria que a lagarta não está mais ali. Há apenas uma papa, uma substância viscosa. E a maioria das pessoas, inclusive a lagarta, pensa que é a morte. Na verdade, porém, está apenas começando a transformação. Está me entendendo? É passar de uma coisa para outra. E não demora muito a virar o quê? 
- Uma borboleta! - respondeu Josh. - As outras lagartas pequenas no chão podem ver que aquela lagarta se transformou numa borboleta?
- Não.
- E o que uma lagarta faz quando sai do casulo?
- Voa. - Isso mesmo, Josh. Sai do casulo, a luz do sol seca as asas, e começa a voar. É ainda mais linda do que antes, quando era uma lagarta. E é mais livre ou menos livre?
- Muito mais livre.
- Acha que vai se divertir mais?
- Claro... tem menos pernas para se sentir cansada.
- Exatamente, Josh. Não precisa mais de pernas, pois tem asas. Acho que seu amigo agora tem asas. Não cabe a nós decidir quando alguém se torna uma borboleta. Achamos que é errado, mas creio que
 Deus tem uma noção melhor do momento certo. Agora é inverno, e você gostaria que fosse verão, mas Deus tem um plano diferente. Às vezes temos simplesmente de confiar que Deus sabe como fazer as borboletas melhor do que nós. E quando somos lagartas, às vezes nem sequer percebemos que as borboletas existem, porque estão acima de nós... mas talvez devêssemos sempre lembrar quê estão lá.
Joshua sorriu, deu-me um abraço apertado, e disse: - Aposto que ele é uma linda borboleta!

by Anthony Robbins

Educação de Filhos, uma Árdua e Doce Tarefa

Educação de Filhos, uma Árdua e Doce Tarefa



Texto:  Mt. 13.4-8
Introdução: Embora o tema esteja sendo dirigido a pais, todo o conteúdo é para você líder ou professor, os princípios são os mesmos.
Por que a tarefa de educar é árdua e doce? Árdua: porque é muito difícil. Doce: porque os resultados são muito gratificantes!
Existem algumas causas que fazem o homem pecar:
1º O Diabo                                         2º O Mundo                                       3º A Carne
Mas, há uma 4ª causa que também contribui para a violência no mundo: Os Pais
Todas as histórias sobre delinqüentes, assassinos, traficantes, pessoas corruptas, promíscuas e imorais, ou que ficaram loucas, tem o histórico onde suas famílias eram totalmente desestruturadas.
Por que educar uma criança não é fácil:
1- O diabo disputa a vida dela com você todos os dias.
2- Não estamos tratando com objetos, ou animais, estamos tratando com ser humano dotado de vontade própria.
Podemos sim, com a capacitação do Senhor, cumprir o propósito que desde a criação do mundo Ele planejou que é ter famílias sólidas e fortes vivendo em unidade e harmonia.
O texto de Mateus 13 menciona as sementes que são a Palavra de Deus, e os locais onde as sementes caíram são os diferentes tipos de pessoas. O solo fértil é aquele que recebe a Palavra de Deus e permite que esta semente germine cresça e frutifique.
O solo fértil é a criança, ela é o melhor solo para plantar a semente de Deus e o agricultor somos nós.
Mas quem surgiu primeiro: a plantação ou o agricultor?
A Plantação é o resultado de todo o trabalho diário do agricultor. Ele possui algumas máquinas (como o trator) para auxiliá-lo, mas o trabalho e a responsabilidade maior é dele. A educação dos filhos é um trabalho diário, de responsabilidade dos pais que têm a igreja e a escola para auxiliá-los, mas o trabalho e a responsabilidade maior na formação do caráter dos filhos são dos pais.

Vejamos Cinco Tarefas do Agricultor:
1- Plantar
2- Semear
3- Mondar, Sachar
4- Podar
5- Organizar o plantio

1 – PLANTAR
AGRICULTOR: lança as sementes na terra para crescerem as plantas. Ele planeja a sua plantação.
PAIS: Os pais devem planejar o nascimento dos seus filhos.
Muitos pais não planejam ter filhos, simplesmente os têm, o casal não se prepara para receber um ser humano. Como vai criar um filho que nem planejou, nem desejou?
2 – SEMEAR
AGRICULTOR: joga as sementes na terra de acordo com aquilo que ele deseja colher.
PAIS: devem semear o que desejam receber dos seus filhos.
O agricultor joga as sementes na terra, se ele quer árvore de laranja ele usará sementes de laranja, ele usa as sementes conforme a fruta que ele deseja colher. Os pais devem semear aquilo que desejam ver nos seus filhos: quer que ele goste de leitura, incentive-o com livros, que ele seja uma criança amorosa, semeie amor, honesta, semeie honestidade, quer que fale sempre a verdade, não minta para ela, quer que seja uma criança calma, trate-a com calma, quer que o seu filho te respeite, respeite o seu filho. São essas sementes que você deve plantar no coração do seu filho.
Mas não se esqueça: pais, vocês são a principal semente para os seus filhos, ou seja, você é o modelo, eles seguirão aquilo que você faz.
3 – SACHAR
AGRICULTOR: arranca as ervas daninhas com uma ferramenta chamado sacho.
PAIS: arranca valores do mundo e tudo aquilo que não pertence aos filhos de Deus.
Em muitas hortas, as ervas daninhas representam um grande problema para as plantas alimentares. Estas ervas disputam com as culturas alimentares os elementos nutritivos, a água, os raios solares e o espaço. Elas crescem espontaneamente e rapidamente.
Assim como o mal, você não precisa plantar no coração da criança, pois brota e cresce rapidamente: Percebemos num bebê, como ele pode ser birrento, e às vezes os pais para evitarem escândalos, acabam cedendo às suas vontades e as ervas daninhas vão crescendo rapidamente, se os pais não cortarem perdem o controle.
O agricultor sempre tem que estar cortando as ervas daninhas.  É um trabalho contínuo, um trabalho constante que temos que fazer, todos os dias temos que ver se há ervas daninhas, no comportamento dos nossos filhos, para serem cortadas.
4 – PODAR


AGRICULTOR: cortar os ramos para que cresça mais as plantas
PAIS: devem cortar os excessos dos seus filhos para que os filhos cresçam saudáveis.


Podar é estabelecer limites. Cortar os excessos de brincar, de consumismo, de doces, de idas ao shopping. As crianças e os adolescentes, por si só não têm essa capacidade de saber quando parar.

Essa é uma tarefa que requer perseverança, para não ceder às insistências deles. Seremos bem sucedidos se não desistirmos, Nós temos que literalmente falar as mesmas coisas todos os dias: "desliga a televisão", "vamos acordar", "para de comer doce", "para de brincar e vem estudar"...
Há algumas mães que por causa de consciência pesada, por trabalharem fora, têm dificuldade em podar os seus filhos e colocar limites, isso traz consequências drásticas para ela e para o filho, quando ela quiser por limite, em algo que está excedendo muito, terá um grande conflito com o filho.

5 – ORGANIZAR O PLANTIO

AGRICULTOR: a plantação é formada em fileiras, organizada.
PAIS: devem promover a disciplina.
O agricultor planta em fileiras, e não desordenadamente isso nos aponta para a disciplina. A disciplina na educação é vital. Além de amor, as crianças precisam de regras de vida, de disciplina, que estabeleçam claramente o que é certo e o que é errado – regras práticas e coerentes que vão governar sua vida diária.  Muitos pais falham ao aplicar as regras, por usar muito ou pouco delas.
As crianças precisam de um senso de disciplina e autoridade em suas vidas, para ajudá-las a desenvolver-se emocional e fisicamente. Isso lhes dá um sendo de segurança para saberem quais são as suas fronteiras.
As regras trazem ordem, harmonia e regularidade e nos protegem do mal. Os pais precisam ter regras claras bem definidas, para que as crianças sejam capaz de cumpri-las, e elas também precisam saber quais serão as punições se não obedecerem.
E por fim qual será o resultado de todo esse trabalho árduo? Ele será doce.       
Salmo 1:1-3
Essas árvores que mencionadas no texto de Salmos, são os filhos que foram ensinados a amar ao Senhor acima de todas as coisas! Pais, vocês são os principais responsáveis pelo destino dos seus filhos.
Aquilo que vocês semearem na vida deles, eles vão semear no mundo!
       A Bíblia diz que “Os filhos são herança do Senhor (Sl. 127:3), cuide bem desta herança, para que naquele dia quando  Jesus voltar, esta herança possa retornar para os braços do Pai, e não para os braços do diabo!

Carnaval e o Cristão

Carnaval e o Cristão






Estudo especial: O CARNAVAL
Lição: O CARNAVAL
Base bíblicaGálatas 5:19 ao 22 – Romanos 8: 5-8
Texto Pra decorar: Portanto, os que estão na carne não podem agradar Deus. Romanos 8:8
Objetivos: levar a criança a:
·Conhecer a origem pagã do carnaval.
·Conhecer  as obras da carne e aprender a rejeitá-las da sua vida.
·Desenvolver  um coração puro e desejoso de desenvolver os frutos do Espírito.
Quebra-gelo: Corrida de Jornais
A cada participante são fornecidas duas folhas de jornal. Cada passo na corrida deve ser dado em cima dos jornais. Desta maneira, ele põe uma folha no chão, pisa em cima; põe a outra no chão, pisa em cima; pega a primeira que ficou para trás, trazendo-a novamente à frente, e assim sucessivamente até alcançar o alvo. (Percorrer todo o trajeto estipulado).

O Carnaval
Festas, festas e mais festas...quem é que não gosta de festa? Todos nós gostamos de festa. Na festa nós ficamos alegres....felizes...tem festa de aniversário, de casamento, festa para comemorar ......(vamos lá falem alguma festa)... Há poucos dias atrás comemoramos o nascimento de Jesus, não é mesmo? Foi uma festa no fim do ano, a festa do Natal....

E o que tem nas festas? (deixe as crianças falar). As festas são algo muito divertido, quem gosta de ir numa festa de aniversário bem linda!!! Mas existem festas que deixam o nosso Deus triste, é festa que desagrada a Deus., vocês
sabem de alguma? Vocês sabem que festa tem agora nestes dias? É o carnaval., ela normalmente é comemorada todo ano, saem pelas ruas tocando tambores, cantando, sambando ...tem muitos carros alegóricos, trios elétricos...tem gente bêbada, drogada, tem muita gente nua....e muito dinheiro gasto com tudo isso.

Será que Deus gosta? Quem sabe o que significa a palavra Carnaval? Lembra carne não é mesmo? Você sabe como surgiu o Carnaval? Foi assim: Para comemorar a Páscoa (a morte e ressurreição de Jesus, na chamada Semana Santa, pela Igreja Católica), as pessoas deveriam ficar quarenta dias sem comer carne e sem usar bebidas fortes, como se fosse um período de purificação. Então, eles contavam o dia que antecedia a
estes 40 dias (chamado de Quaresma), e faziam neste dia uma Grande Festa de despedida do uso de carne e bebidas. 

Neste dia podiam fazer toda e qualquer extravagância. Diziam que neste dia a Carne Valia. Era o "Carne Vale". Dai a palavra Carnaval. O Brasil foi o país que melhor interpretou este vale-tudo. E ainda se orgulha muito disso. E é
conhecido no mundo todo como o pais do Carnaval, o pais em que se pode fazer tudo da carne.
Na época do Carnaval aqui até o governo e as prefeituras colaboram com somas de dinheiro
altíssimas.

Por causa do pecado no coração das pessoas, esta festa foi ficando cada vez mais, uma festa marcada pela carnalidade, pela imoralidade, pela embriaguez, pelo vale tudo. As pessoas vivem uma falsa alegria, precisam de drogas, álcool e música para ficar contentes. Há um vazio nos corações.

A Bíblia fala claramente sobre as obras da carne e as obras do espírito: Gálatas 5.19 "Ora as obras da carne são conhecidas e são: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; ....... embriaguez, orgias......quem pratica estas coisas não herdarão o Reino de Deus" mas existe o fruto do Espírito Gálatas 5.22 "Amor, Paz, Alegria..... " A carne sempre luta contra o espírito. Por isso precisamos trabalhar para que o fruto do Espírito cresça em nós, não podemos deixar que o fruto da carne (que é como um bichinho que come o fruto do espírito) murche ou diminua a obra do Espírito em nós. Não podemos esquecer que os que são amigos da carne não podem agradar a Deus.

Vejamos em Romanos 8:5-8
“ Pois os que sã o segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz..  Porquanto a inclinação  da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; e os que estão na carne não podem agradar a Deus.” 

A verdadeira alegria é Jesus!
·Você se sente completo e alegre com Jesus? Ou precisa de alguma coisa externa para se alegrar? (Líder veja se alguma criança que não recebeu a Jesus ou que passa por um período de tristeza ou mornidão espiritual. Ore com cada uma)

·Qual fruto do Espírito precisa desenvolver mais? Por quê?
·Tem alguma obra da carne que precise abandonar a partir de hoje? Qual? (Depois de falar, leve as crianças ao arrependimento)
·Vamos orar pelas milhares de crianças da nossa cidade e Brasil, para que neste carnaval o Senhor as guarde e possam conhecê-lo. (oremos intercedendo)

Pra: Gabriela Pache de Fiúza

Feliz dia da mulher-

Parabéns Mulheres - 08 de Março Dia Internacional da Mulher

BULLYING -

VOCÊ SABE O QUE É BULLYING?




           O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Como verbo, significa ameaçar, amedrontar, tiranizar, oprimir, intimidar, maltratar.

              O primeiro a relacionar a palavra ao fenômeno foi Dan Olweus, professor da Universidade da Noruega. Ao pesquisar as tendências suicidas entre adolescentes, Olweus descobriu que a maioria desses jovens tinha sofrido algum tipo de ameaça e que, portanto, bullying era um mal a combater.

             Ainda não existe termo equivalente em português, mas alguns psicólogos estudiosos do assunto o denominam "violência moral", "vitimização" ou "maltrato entre pares", uma vez que se trata de um fenômeno de grupo em que a agressão acontece entre iguais — no caso, estudantes. Como é um assunto estudado há pouco tempo (as primeiras pesquisas são da década de 1990), cada país ainda tem de encontrar uma palavra, em sua própria língua, que tenha esse significado tão amplo.
Entre os tantos desafios da escola – está posto mais um. O bullying escolar – termo sem tradução exata para o português – tem sido cada vez mais reportado. É um tipo de agressão que pode ser física ou psicológica, ocorre repetidamente e intencionalmente e ridiculariza, humilha e intimida suas vítimas. As escolas geralmente se omitem. Os pais não sabem lidar corretamente. As vítimas e as testemunhas se calam. O grande desafio é convocar todos para trabalhar no incentivo a uma cultura de paz e respeito às diferenças individuais”, complementa.


A partir dos casos graves, o assunto começou a ganhar espaço em estudos desenvolvidos por pedagogos e psicólogos que lidam com Educação. Para Lélio Braga Calhau, promotor de Justiça de Minas Gerais, a imprensa também ajudou a dar visibilidade à importância de se combater o bullying e, por conseqüência, a criminalidade. “Não se tratam aqui de pequenas brincadeiras próprias da infância, mas de casos de violência, em muitos casos de forma velada. Essas agressões morais ou até físicas podem causar danos psicológicos para a criança e o adolescente facilitando posteriormente a entrada dos mesmos no mundo do crime”, avalia o especialista no assunto. Ele concorda que o bullying estimula a delinqüência e induz a outras formas de violência explícita.

A Promotoria de Justiça elaborou um requerimento para acrescentar os casos de bullying ao Disque 100, número nacional criado para denunciar crimes contra a criança e ao adolescente. O documento será enviado para o Ministério da Justiça e à Secretaria Especial de Direitos Humanos.



Bullying vai muito além da brincadeira sem graça
Esse termo não tem um correspondente em português. Em inglês refere-se à atitude de um bully (valentão). Objeto de estudo pela primeira vez na Noruega, o bullying é utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica contra alguém em desvantagem de poder, sem motivação aparente e que causa dor e humilhação a quem sofre. “É uma das formas de violência que mais cresce no mundo”, afirma Cléo Fante, pedagoga pioneira no estudo do tema no país e autora de Bullying Escolar (Artmed). Segundo ela, o bullying pode acontecer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, entre vizinhos e em locais de trabalho. “Identificamos casos de bullying em escolas das redes pública e privada, rurais e urbanas e até mesmo com crianças de 3 e 4 anos, ainda no Ensino Infantil”, comenta.

Para o presidente do Centro Multidisciplinar de Estudos e Orientação sobre o Buylling Escolar, José Augusto Pedra, o fenômeno é uma epidemia psico-social e pode ter conseqüencias graves. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa. Crianças e adolescentes que sofrem humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podem ter queda do rendimento escolar, somatizar o sofrimento em doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. “Se observa também uma mudança de comportamento. As vítimas ficam isoladas, se tornam agressivas e reclamam de alguma dor física justamente na hora de ir para escola”, detalha José Pedra.

Até as testemunhas sofrem ao conviver diariamente com o problema, mas tendem a omitir os fatos por medo ou insegurança. Geralmente, elas não denunciam e se acostumam com a prática – acabam encarando como natural dentro do ambiente escolar. “O espectador se fecha aos relacionamentos, se exclui porque ele acha que pode sofrer também no futuro.

O bullying, de fato, sempre existiu. O que ocorre é que, com a influência da televisão e da internet, os apelidos pejorativos foram tomando outras proporções. “O fato de ter conseqüências trágicas, como mortes e suicídios, e a falta de impunidade proporcionou a necessidade de se discutir de forma mais séria o tema”, aponta Guilherme Schelb, procurador da República e autor do livro “Violência e Criminalidade Infanto-Juvenil”.

Como identificar vítima e agressor

Depressão, baixo auto-estima, ansiedade, abandono dos estudos – essas são algumas das características mais usuais das vítimas. De certa forma, o bullying é uma prática de exclusão social cujos principais alvos costumam ser pessoas mais retraídas, inseguras. Essas características acabam fazendo com que elas não peçam ajuda e, em geral, elas se sentem desamparadas e encontram dificuldades de aceitação. “São presas fáceis, submissas e vulneráveis aos valentões da escola”, explica Cleo Fante, especialista no assunto.

Além dos traços psicológicos, as vítimas desse tipo de agressão apresentam particularidades, como problemas com obesidade, estatura, deficiência física. As agressões podem ainda abordar aspectos culturais, étnicos e religiosos. “Também pode acontecer com um novato ou com uma menina bonita, que acaba sendo perseguida pelas colegas”, exemplifica Guilherme Schelb.

Os agressores são geralmente os líderes da turma, os mais populares – aqueles que gostam de colocar apelidos nos mais frágeis. Assim como a vítima, ele também precisa de ajuda psicológica. "No futuro, este adulto pode ter um comportamento de assediador moral no trabalho e, pior, utilizar da violência e adotar atitudes delinqüentes ou criminosas", detalha LélioCalhau.

Como prevenir o problema na escola
Para evitar o bullying, as escolas devem investir em prevenção e estimular a discussão aberta com todos os atores da cena escolar, incluindo pais e alunos. Para os professores, que têm um papel importante na prevenção, alguns conselhos dos especialistas Cléo Fante e José Augusto Pedra, autores do livro Bullying Escolar (Artmed).

*Observe com atenção o comportamento dos alunos, dentro e fora de sala de aula, e perceba se há quedas bruscas individuais no rendimento escolar.

* Incentive a solidariedade, a generosidade e o respeito às diferenças através de conversas, trabalhos didáticos e até de campanhas de incentivo à paz e à tolerância.

*Desenvolva, desde já, dentro de sala de aula um ambiente favorável à comunicação entre alunos.

*Quando um estudante reclamar ou denunciar o bullying, procure imediatamente a direção da escola.

* Muitas vezes, a instituição trata de forma inadequada os casos relatados. A responsabilidade é, sim, da escola, mas a solução deve ser em conjunto com os pais dos alunos envolvidos.

Como a família pode ajudar

Os pais devem estar alertas para o problema – seja o filho vítima ou agressor pois ambos precisam de ajuda e apoio psicológico. Veja as dicas dos especialistas Cléo Fante e José Augusto Pedra, autores do livro Bullying Escolar (Artmed).

* Mostre-se sempre aberto a ouvir e a conversar com seus filhos.

*Fique atento às bruscas mudanças de comportamento.

* É importante que as crianças e os jovens se sintam confiantes e seguros de que podem trazer esse tipo de denúncia para o ambiente doméstico e que não serão pressionados, julgados ou criticados.

*Comente o que é o bullying e os oriente que esse tipo de situação não é normal. Ensine-os como identificar os casos e que devem procurar sua ajuda e dos professores nesse tipo de situação.

* Se precisar de ajuda, entre imediatamente em contato com a direção da escola e procure profissionais ou instituições especializadas.

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br

INTERNET SEGURA - ARTIGO PARA PAIS

Internet Segura






Abaixo segue algumas orientações para pais e educadores, para orientarem as suas crianças no uso correto da internet.


Saiba como proteger suas crianças:
1 Mantenha o computador em uma área comum da casa. Não deixe no quarto da criança usuária da Internet por ser diferente de um móvel ou de um livro.

2 Acompanhe a criança quando utilizar computadores de bibliotecas.

3 Navegue algum tempo com a criança internauta. Da mesma forma que você ensina sobre o mundo real, guie-o no mundo virtual.

4 Aprenda sobre os serviços utilizados pela criança, observe suas atividades na Internet. Caso encontrem algum material ofensivo, explique o porquê da ofensa e o que pretende fazer sobre o fato.



5 Denuncie qualquer atividade suspeita. Encoraje a criança a relatar atividades suspeitas, ou material indevido recebido.

6 Caso suspeite que alguém on-line está fazendo algo ilegal, denuncie-o às autoridades policiais ou ao site www.censura.com.br.

7 Estabeleça regras razoáveis para a criança. Discuta com ela as regras de uso da Internet, coloque-as junto ao computador e observe se são seguidas. As regras devem, por exemplo, estabelecer limites sobre o tempo gasto na Internet.

8 Se necessário, opte por programas que filtram e bloqueiam sites. Encontre um que se ajuste às regras previamente estabelecidas.
* Indicamos o NetFilter Família.

9 Monitore sua conta telefônica e o extrato de cartão de crédito. Para acessar sites adultos, o internauta precisa de um número do cartão de crédito e um modem pode ser usado para discar outros números, além do provedor de acesso à Internet.

10 Instrua a criança a nunca divulgar dados pessoais na Internet, por exemplo, nome, endereço, telefone, escola e o e-mail em locais públicos, como salas de bate-papo. É a versão moderna do “nunca fale com estranhos”. Recomende que a criança utilize apelidos, prática comum na Internet e uma maneira de proteger informações pessoais.

11 Conheça os amigos virtuais da criança. É possível estabelecer relações humanas benéficas e duradouras na Internet. Contudo, há muitas pessoas com más intenções, que tentarão levar vantagem sobre a criança.

12 Cuide para que a criança não marque encontros com pessoas conhecidas através da Internet, sem sua permissão. Caso permita o encontro, marque em local público e acompanhe a criança.

13 Aprenda mais sobre a Internet. Peça para a criança ensinar a você o que sabe e navegue de vez em quando.


Fonte: 
www.censura.com.br