Reflexões

" Viver é a melhor coisa que se pode vivenciar.
Principalmente quando conhecemos a Cristo e fazemos a sua vontade. "

domingo, 9 de março de 2014

Educação de Filhos, uma Árdua e Doce Tarefa

Educação de Filhos, uma Árdua e Doce Tarefa



Texto:  Mt. 13.4-8
Introdução: Embora o tema esteja sendo dirigido a pais, todo o conteúdo é para você líder ou professor, os princípios são os mesmos.
Por que a tarefa de educar é árdua e doce? Árdua: porque é muito difícil. Doce: porque os resultados são muito gratificantes!
Existem algumas causas que fazem o homem pecar:
1º O Diabo                                         2º O Mundo                                       3º A Carne
Mas, há uma 4ª causa que também contribui para a violência no mundo: Os Pais
Todas as histórias sobre delinqüentes, assassinos, traficantes, pessoas corruptas, promíscuas e imorais, ou que ficaram loucas, tem o histórico onde suas famílias eram totalmente desestruturadas.
Por que educar uma criança não é fácil:
1- O diabo disputa a vida dela com você todos os dias.
2- Não estamos tratando com objetos, ou animais, estamos tratando com ser humano dotado de vontade própria.
Podemos sim, com a capacitação do Senhor, cumprir o propósito que desde a criação do mundo Ele planejou que é ter famílias sólidas e fortes vivendo em unidade e harmonia.
O texto de Mateus 13 menciona as sementes que são a Palavra de Deus, e os locais onde as sementes caíram são os diferentes tipos de pessoas. O solo fértil é aquele que recebe a Palavra de Deus e permite que esta semente germine cresça e frutifique.
O solo fértil é a criança, ela é o melhor solo para plantar a semente de Deus e o agricultor somos nós.
Mas quem surgiu primeiro: a plantação ou o agricultor?
A Plantação é o resultado de todo o trabalho diário do agricultor. Ele possui algumas máquinas (como o trator) para auxiliá-lo, mas o trabalho e a responsabilidade maior é dele. A educação dos filhos é um trabalho diário, de responsabilidade dos pais que têm a igreja e a escola para auxiliá-los, mas o trabalho e a responsabilidade maior na formação do caráter dos filhos são dos pais.

Vejamos Cinco Tarefas do Agricultor:
1- Plantar
2- Semear
3- Mondar, Sachar
4- Podar
5- Organizar o plantio

1 – PLANTAR
AGRICULTOR: lança as sementes na terra para crescerem as plantas. Ele planeja a sua plantação.
PAIS: Os pais devem planejar o nascimento dos seus filhos.
Muitos pais não planejam ter filhos, simplesmente os têm, o casal não se prepara para receber um ser humano. Como vai criar um filho que nem planejou, nem desejou?
2 – SEMEAR
AGRICULTOR: joga as sementes na terra de acordo com aquilo que ele deseja colher.
PAIS: devem semear o que desejam receber dos seus filhos.
O agricultor joga as sementes na terra, se ele quer árvore de laranja ele usará sementes de laranja, ele usa as sementes conforme a fruta que ele deseja colher. Os pais devem semear aquilo que desejam ver nos seus filhos: quer que ele goste de leitura, incentive-o com livros, que ele seja uma criança amorosa, semeie amor, honesta, semeie honestidade, quer que fale sempre a verdade, não minta para ela, quer que seja uma criança calma, trate-a com calma, quer que o seu filho te respeite, respeite o seu filho. São essas sementes que você deve plantar no coração do seu filho.
Mas não se esqueça: pais, vocês são a principal semente para os seus filhos, ou seja, você é o modelo, eles seguirão aquilo que você faz.
3 – SACHAR
AGRICULTOR: arranca as ervas daninhas com uma ferramenta chamado sacho.
PAIS: arranca valores do mundo e tudo aquilo que não pertence aos filhos de Deus.
Em muitas hortas, as ervas daninhas representam um grande problema para as plantas alimentares. Estas ervas disputam com as culturas alimentares os elementos nutritivos, a água, os raios solares e o espaço. Elas crescem espontaneamente e rapidamente.
Assim como o mal, você não precisa plantar no coração da criança, pois brota e cresce rapidamente: Percebemos num bebê, como ele pode ser birrento, e às vezes os pais para evitarem escândalos, acabam cedendo às suas vontades e as ervas daninhas vão crescendo rapidamente, se os pais não cortarem perdem o controle.
O agricultor sempre tem que estar cortando as ervas daninhas.  É um trabalho contínuo, um trabalho constante que temos que fazer, todos os dias temos que ver se há ervas daninhas, no comportamento dos nossos filhos, para serem cortadas.
4 – PODAR


AGRICULTOR: cortar os ramos para que cresça mais as plantas
PAIS: devem cortar os excessos dos seus filhos para que os filhos cresçam saudáveis.


Podar é estabelecer limites. Cortar os excessos de brincar, de consumismo, de doces, de idas ao shopping. As crianças e os adolescentes, por si só não têm essa capacidade de saber quando parar.

Essa é uma tarefa que requer perseverança, para não ceder às insistências deles. Seremos bem sucedidos se não desistirmos, Nós temos que literalmente falar as mesmas coisas todos os dias: "desliga a televisão", "vamos acordar", "para de comer doce", "para de brincar e vem estudar"...
Há algumas mães que por causa de consciência pesada, por trabalharem fora, têm dificuldade em podar os seus filhos e colocar limites, isso traz consequências drásticas para ela e para o filho, quando ela quiser por limite, em algo que está excedendo muito, terá um grande conflito com o filho.

5 – ORGANIZAR O PLANTIO

AGRICULTOR: a plantação é formada em fileiras, organizada.
PAIS: devem promover a disciplina.
O agricultor planta em fileiras, e não desordenadamente isso nos aponta para a disciplina. A disciplina na educação é vital. Além de amor, as crianças precisam de regras de vida, de disciplina, que estabeleçam claramente o que é certo e o que é errado – regras práticas e coerentes que vão governar sua vida diária.  Muitos pais falham ao aplicar as regras, por usar muito ou pouco delas.
As crianças precisam de um senso de disciplina e autoridade em suas vidas, para ajudá-las a desenvolver-se emocional e fisicamente. Isso lhes dá um sendo de segurança para saberem quais são as suas fronteiras.
As regras trazem ordem, harmonia e regularidade e nos protegem do mal. Os pais precisam ter regras claras bem definidas, para que as crianças sejam capaz de cumpri-las, e elas também precisam saber quais serão as punições se não obedecerem.
E por fim qual será o resultado de todo esse trabalho árduo? Ele será doce.       
Salmo 1:1-3
Essas árvores que mencionadas no texto de Salmos, são os filhos que foram ensinados a amar ao Senhor acima de todas as coisas! Pais, vocês são os principais responsáveis pelo destino dos seus filhos.
Aquilo que vocês semearem na vida deles, eles vão semear no mundo!
       A Bíblia diz que “Os filhos são herança do Senhor (Sl. 127:3), cuide bem desta herança, para que naquele dia quando  Jesus voltar, esta herança possa retornar para os braços do Pai, e não para os braços do diabo!

Nenhum comentário: