Reflexões

" Viver é a melhor coisa que se pode vivenciar.
Principalmente quando conhecemos a Cristo e fazemos a sua vontade. "

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Pra Marcia Ribeiro - Crianças com Propósito

Os Lideres de células de crianças e juvenis precisam ter o entendimento e a revelação dos motivos pelos quais esse ministério existe.
O diabo tem mentido para a igreja há muito tempo dizendo “Não há líderes de crianças, o trabalho com crianças é desnecessário, é muito difícil, não dá frutos, não traz reconhecimento”. Não trabalhamos com crianças para entretê-las, porque precisamos fazer algo com elas. O ministério infanto-juvenil existe por um propósito. Os líderes de células de crianças e juvenis precisam ter o entendimento e a revelação dos motivos pelos quais estamos envolvidos com esse ministério. Se tem faltado líder em nosso meio é porque não temos transferido esse propósito. Veja abaixo seis motivos pelos quais o ministério infanto-juvenil existe.
1.  Alcançar as crianças com o evangelho
Alcançar significa ir aonde elas estão. Vamos até elas através das células de crianças e juvenis. A célula nos possibilita levar o evangelho a milhares de crianças ao mesmo tempo. Por isso, o líder deve frequentemente apresentar o plano de salvação ás crianças para que elas tenham a certeza de que Jesus morreu por elas e O recebam ainda na infância.
2.  Ensinar a Palavra de Deus para formar a mente e o caráter cristão
        A Palavra de Deus ensinada na célula tem o poder de moldar a mente das crianças e forma nelas valores cristãos. Há algum tempo, uma mãe me procurou para testemunhar que seu filho de oito anos se recusou a fazer judô porque o professor disse que ele teria que reverenciar uma estátua de Buda. O menino disse ao professor que ele só podia se prostrar diante de Jesus. Quando a mãe chegou á escola, seu filho estava sentado na porta esperando e disse que não queria mais fazer judô. Não falamos nada sobre outras religiões na célula. Nós ensinamos os princípios, mas o Espírito Santo trabalha no coração das crianças levando-as a discernir o que elas devem ou não fazer. Da mesma maneira que acontece em nossas vidas, acontece também com as crianças.
3.  Ser a imagem de Deus para elas
As crianças têm necessidades espirituais como qualquer outra pessoa. Essas necessidades precisam ser supridas. O líder de célula é um instrumento de Deus para suprir essas necessidades. Ser a imagem de Deus significa ser como Jesus é. Os textos na Bíblia que falam de Jesus com crianças deixam claro que Jesus as atraía e elas gostavam de estra com Ele. Assim deve acontecer com o líder. Ele deve atrai-las com a vida de Deus. Vejamos como isso pode acontecer:
       Seja amoroso: Ame as crianças e deixe que elas saibam e percebam isso. Você sabe quando alguém ama você, e o contrário também. As crianças são sensíveis, elas sabem quando alguém gosta delas de verdade ou não. Quando minhas filhas eram menores, nós compramos dois cachorrinhos, um para cada uma delas. Mas ao mudarmos para um apartamento, tivemos que nos dispor de um deles. A minha filha mais velha ficou sem o seu cachorro. Mas aconteceu um fato interessante, a minha filha mais nova não ligava a mínima para o cachorro dela e a mais velha praticamente o dotou. Depois disso, quando chegávamos em casa, ele corria primeiro para a filha mais velha. Ninguém contou para ele que ele pertencia a outra filha, ele apenas sabia qual demonstrava maior amor e atenção. Se você expressar o amor de Deus ás crianças na célula, elas virão e com certeza trarão outros com elas, porque o amor atrai!
        Seja sorridente: Sorrir atrair as crianças. O líder de célula de crianças precisa aprender a sorrir, a ser alegre. Se você tivesse que escolher entre uma célula, cujo líder é sério, e outra, cujo líder é sério, e outra, cujo líder é uma pessoa sorridente, qual você escolheria? A maioria das pessoas felizes, elas normalmente sorriem.
        Seja espontâneo: Uma das características das crianças é a espontaneidade. Um líder espontâneo atrai as crianças. Á medida que as crianças se identificam com o líder, elas são atraídas para a célula. Somos atraídos por aqueles com que nos identificamos. Quanto mais o líder for espontâneo, mais ele atrairá as crianças; quanto mais formal, mais distante será o seu relacionamento com elas. Em nossa igreja, as crianças gostam de ouvir o pastor Aluízio pregar por causa do seu estilo. Normalmente, ele conversa com as pessoas e conta muitas histórias, grande parte delas engraçadas. Isso atrai a atenção das crianças.
        Seja bem-humorado: Líder de crianças precisa ter bom humor porque as crianças são engraçadas por natureza. Ser bem- humorado não significa contar piadas, mas ser aberto, receptivo, alegre, não deixar os problemas estampados no rosto. Ser bem-humorado é estar aberto a se relacionar, mesmo quando se tem vontade de estar sozinho. Líder sério, mal-humorado, impaciente, fechado, ríspido não é a imagem de Deus. Deus é alegre, bem-humorado, paciente, amoroso, receptível, assim também deve ser o líder que expressa a Sua imagem.
        Seja firme: O amor é firme. Isso nos fala de saber manter a disciplina. O líder pode sorrir, brincar, contar histórias, mas sem abrir mão da disciplina. Deus é assim Jesus é a imagem exata de Deus é assim. Jesus é a imagem exata de Deus. Ele era alegre, convivia com as pessoas, ensinava corrigia, confrontava, falava a Verdade e as pessoas continuavam trás d’Ele. Ser firme não é ser duro, é ser coerente. Ao começar a reunião, o líder faz o quebra-gelo para descontrair, todos riem, conversam uns com os outros e se abrem para falar. Mas, depois, no momento da oração ou do ensino da Palavra, o líder não pode aceitar que as crianças se comportem assim, porque é um momento que existe disciplina, ordem. Cabe ao líder orientar e manter um ambiente adequado em cada parte da reunião da célula. Se as crianças souberem que terão um tempo para falar, para brincar, para comer, elas vão respeitar o tempo de ouvir, de orar e de louvar. As crianças não têm dificuldades de serem conduzidas porque elas vivem assim em casa e na escola. O normal é elas serem conduzidas, elas até mesmo esperam que o líder as conduza.


Pra. Márcia Ribeiro
                                                                            Pastora da Videira em Goiânia (GO), líder e
                                                                             fundadora do Ministério Radicais Kid

Nenhum comentário: