Reflexões

" Viver é a melhor coisa que se pode vivenciar.
Principalmente quando conhecemos a Cristo e fazemos a sua vontade. "

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Orientações para líderes (células Kids)

Orientações para líderes (células Kids) -
Introdução:   Edificação
Chamamos de edificação o conteúdo  que é ministrado na reunião de célula. É uma espécie de esboço da reunião, para que o líder não se perca e possa ter uma reunião organizada e  eficiente. Temos que preparar o clima. O Espirito Santo é muito sensível ele não age onde reina a bagunça e a indisciplina.
Alguns tópicos de como o líder deve proceder:
Ø 1 Recepção / Bate Papo: e Quebra Gelo
Receber as crianças com alegria e descontração. Usar palavras de “ Bem vindo” “ Que bom que você veio “  “ Como vcs passaram a semana”
(Não despreze este momento pois é através dele que você vai perceber as necessidades de cada uma de suas crianças.
Ø Quebra Gelo
O Quebra gelo é uma pergunta que o líder faz na célula, e cada criança dará a sua resposta. O Quebra gelo serve para integrar as crianças, tornando a reunião mais descontraída, tira a vergonha e deixa a reunião mais leve.
Ø 2 Louvor  e Adoração
O líder deve separar os louvores que as crianças conhecem e também musicas novas. Pode ser com CD, DVD, ao vivo.....explicar as palavras que as crianças não conhecem.....
Pode ser musicas agitada no começo e de adoração , que acalma a alma e prepara o espirito para receber a palavra.
Ø 3 Oferta 
Ministre sobre a importância sobre os gastos da igreja, evangelizar abrir outras igrejas. Para que outras pessoas conheçam a Jesus.  E a gratidão a Deus. ( critério de cada um)
Ø 4 Pedidos de Oração
Separe um tempo para orar pelas crianças, por suas necessidades, dos seus familiares, pedidos da igreja. Faça uma caixinha de oração.
Oração que o líder fala e as crianças repetem
Oração Pipoca  ( cada criança fala uma frase : Eu peço que o Senhor.... e as crianças completam)
Oração em Dupla :  Cada um ora pelo seu amigo
Oração participativa: De oportunidade  para quem quer orar
( Não negligencie esse momento, conduza as crianças a confiar que Deus pode operar milagres) . Dê testemunhos das orações respondidas.
Ø 5 Revisão da lição anterior
Antes de começar a lição revise com as crianças a lição da semana passada, e importante ter uma sequencia  uma interligada na outra. Trazer um vídeo....leva-los a praticar.
(poderá usar a criatividade,  encenações )
Ø 6- Objetivo
A ministração da Palavra de Deus ao coração das crianças não deve ter o foco no aspecto cognitivo, só conhecimento da bíblia. O Objetivo é uma intenção clara de transmitir princípios e valores a serem  assimilados, interiorizados e praticados no dia a dia da criança. Em cada lição há um foco a ser aprendido, Visa provocar mudança e transformação de vidas.
Ex: Mateus ( Salvação do seus familiares)    / Alex ( deu muito trabalho, mas hoje é um empresário bem sucedido e líder de célula) entre outros
Ø 7 Versículo para Memorizar
Fale o versículo antes, durante e depois da mensagem. Explique as palavras que elas não conhecem. Cole na Parede para que todos visualizarem. Quem decorar poderá ganhar um brinde, um bombom etc.
Ø  8 Referencia Bíblica
É importante citar o texto e o versículo  da bíblia....
Estimular as crianças a trazerem suas  bíblias, quem não tiver condições poderá ser feito uma oferta e comprar. (tem criança que valoriza mais um celular do que a bíblia, essa mentalidade tem que mudar.)
Ø 9  Mensagem
O tempo da mensagem e de 15 minutos no máximo. Se passar muito as  crianças ficam dispersas. Esta parte é o coração da Edificação, é o alimento para o espirito da criança, é o seu maná. Talvez essa seja a única oportunidade. Faça um esboço da lição....não leia por ler.....
Deixe que as crianças  também  participem falando do que aprenderam na aula passada, pois assim estaremos preparando os nossos futuros lideres  .

Ø 10- Aplicação:
A aplicação é a ponte que liga a historia bíblica a vida da criança.
É a contextualização processada na mente dela.
Ex: Assim como Deus ajudou Davi a vencer o Golias, Ele também pode ajudar a vencer os problemas. Talvez um pai desempregado, um filho nas drogas, a cura de uma enfermidade.

Ø 11-  Atividade
Atividade serve para fixar o ensinamento recebido.
Pode ser: pintura, desenho, teatro, jogos ou brincadeiras.

Ø 13- Comunhão/ Encerramento

Parte Final da reunião da célula. Pode ser um lanche, bolo, suco, refri
Pão, o que tiver condições de oferecer.  Despeça-as sempre com um beijo e um abraço carinhoso. Preste atenção como elas se comportam.
Interaja com elas!

Ø  14 Evento Ponte ::  Festas e Evangelismos em clubes e Escolas
(Fabiana)  Testemunho   (Fotos)

Extraído da apostila de Estudos para  Células Kids. – 2ª Edição
Pra Miriam Galli

Conferencia das Igrejas Nova Aliança -  01/ 11/2014
Pra Tania Burti e Fabiana Imbrizi – ( Works Shop)





Nenhum comentário: